Jovem Guarda

* Roberto Carlos, o "Tremendão" Erasmo Carlos e Wanderléa, a "Ternurinha", formavam a santíssima trindade do movimento musical que começou em 1964.

* Um ano depois de despontarem nas paradas, os três artistas assumiram o comando do programa "Jovem Guarda", na TV Record. O nome da atração foi inspirada em um trecho do discurso do líder revolucionário russo Lênin: "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Mas, no final, acabou batizando toda uma leva de cantores e bandas nacionais que incorporaram às suas composições elementos do rock’n’roll norte-americano.

* Além da música, a Jovem Guarda influenciou a linguagem e os padrões de comportamento da moçada.

* Wanderléa e Erasmo fazem aniversário no mesmo dia, 5 de junho.

* A minissaia, por exemplo, virou coqueluche depois de expôr as pernas de Wanderléa. Os bordões falados por Roberto e Erasmo, considerados os equivalentes tupiniquins de John Lennon e Paul McCartney (dos Beatles), eram repetidos por todos os fãs. No auge da sua popularidade, o Jovem Guarda chegou a mobilizar 3 milhões de espectadores só em São Paulo, onde era transmitido ao vivo. As cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife assistiam a gravações. O programa saiu do ar em 1968.
Jazz
O Jazz surgiu no início do século XX nos Estados Unidos. Na época os negros recém-libertos de New Orleans encontravam na música uma forma de ficarem próximos de sua história. O Jazz nasceu de uma derivação do Blues, caracterizado por seu ritmo choroso, com o Ragtime, uma linha mais harmoniosa. O jazz consiste, basicamente, em uma improvisação instrumental realizada em cima de uma base melódica, ou seja, os músicos criam novos acordes em cima de um conjunto de acordes pré-definidos. A partir deste conceito o Jazz se dividiu em diversas vertentes.

Swing
O Swing foi um ritmo muito apreciado da dos anos 20 até o final da Segunda Guerra Mundial. A época que vai de 1938 a 1943 ficou conhecida como a era do Swing. As principais características desse estilo são o caráter dançante das composições e o tamanho das bandas, que normalmente contavam com vários músicos. O Swing ficou conhecido como a parte popular do Jazz.

Bebop
O Bebop surgiu logo depois do Swing e seguia uma linha completamente contrária. O Bebop tinha como grandes características as bandas com poucos músicos, normalmente dois ou três, e as seqüências rítmicas complexas, com amplo uso de notas dissonantes. Esse estilo não tem muita aceitação até hoje entre o grande público por possuir uma estrutura muito complexa. O nome Bebop veio da onomatopéia criada pelos jazzistas ao imitarem as seqüências frenéticas tiradas de seus instrumentos.

Cool Jazz
Este estilo começou a ser praticado em 1949 em resposta aos ágeis acordes do Bebop. O Cool era mais calmo, quase comparável ao Blues. Recebeu esse nome por ser considerado uma parte menos emotiva do Jazz, cool seria uma alusão a frio.

Free Jazz
O Free Jazz surgiu na década de 60 de carona no movimento vanguardista da época. O estilo é caracterizado pela improvisação, que neste caso é levada ao extremo. No Free Jazz os músicos não seguem nenhuma linha nem temas, eles partem de alguns acordes combinados previamente e a partir daí cada músico cria o que bem entender.

Fusion
O estilo de Jazz Fusion nasceu da mistura do jazz com o Rock iniciada nos anos 70. Mais tarde a mistura passou a ser chamada apenas de fusion. O estilo aproximou o jazz com a linguagem da época e tornou o estilo menos complicado para a população. Para fazer o fusion o Jazz teve que colocar de lado instrumentos acústicos para valer-se da força dos instrumentos elétricos. A complexidade rítmica também é deixada de lado.
Bossa Nova

* Por volta de 1932, o compositor Noel Rosa ouviu a expressão "bossa" em sala de aula, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Na época, a palavra significava - no jargão médico - "protuberância arredondada na superfície óssea do crânio" que, de acordo com uma ciência chamada frenologia, determinava a vocação e capacidade das pessoas. Ele acabou usando a palavra no samba "São Coisas Nossas", empregando "bossa" com o sentido de aptidão, vocação.

* Um grupo de sambistas formado por Mario Reis, Luiz Barbosa e Ciro Monteiro adotou o termo e passou a se auto-denominar "cantores de bossa".

* Na década de 1950, a gíria já tinha se espalhado pela cidade e qualquer coisa original ou extravagante era chamada de "bossa".

* Em 1958, o show de um grupo de música moderna foi anunciado como "Show com Sílvia Teles e um conjunto de bossa nova" pelo Grupo Universitário Hebraico. O participante do evento, compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli passou a usar "bossa" para definir aquele tipo de música - uma mistura de samba, bolero e jazz.

* A música "Desafinado", composta por Tom Jobim e Newton Mendonça, é considerada o primeira música de Bossa Nova. O termo aparece na letra, no trecho "Se você insiste em classificar/ Meu comportamento de anti-musical/ Eu mesmo mentindo devo argumentar/ Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural".

* O músico João Gilberto é conhecido como "Pai da Bossa Nova".
Tango

* O gênero musical tipicamente argentino nasceu por volta de 1877 na cidade de Buenos Aires . Os negros libertos após a abolição da escravatura, promulgada no país em 1813, moravam em sua maioria no bairro Montesserat, onde costumavam se reunir para tocar e dançar.

* Os locais em que aconteciam as festas eram chamados de "tangos". Há várias versões para a origem do nome. Alguns acreditam que ela venha de "tambor", amplamente usado nas músicas de inspiração africana.

* Outros afirmam que o termo é uma adaptação de Xangô, nome do deus da guerra na religião afro. Existe ainda um terceiro grupo que diz tratar-se de uma palavra de um dialeto cujo significado é "aproximar-se, tocar".

* Independente da polêmica, as batidas fortes dos tambores africanos seduziram os argentinos descendentes de espanhóis. O ritmo, então, ganhou toques da música européia e assumiu a forma que tem hoje. A dança, por sua vez, foi considerada "luxuriante" e "indecente" durante muito tempo.

* Um dos tangos mais conhecidos é "Por Una Cabeza", composto em 1935 pelo cantor Carlos Gardel. Em uma das cenas mais famosas do filme "Perfume de Mulher" (1992), o militar cego interpretado por Al Pacino dança essa música acompanhado da atriz Gabrielle Anwar.
Columbia, o primeiro ônibus espacial
# O ônibus espacial Columbia foi a primeira aeronave do gênero construída pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) a ser lançada no espaço. Antes dela, foi construído um modelo para testes chamado inicialmente Constitution. A Nasa decidiu mudar seu nome para Enterprise, mesmo nome da nave espacial do seriado norte-americano Jornada nas Estrelas, após receber milhares de cartas de fãs do programa.

# O vôo inaugural da Columbia ocorreu em 12 de abril de 1981.

# Com ela, teve início a era das naves de uso contínuo, que veio a suplantar os foguetes, de construção muito cara.

# Seu nome é uma homenagem ao barco que, em 1792, passou por perigosos bancos de areia na boca de areia e chegou ileso ao que é hoje a British Columbia, no Canadá.
# Em 1992, a Columbia sofreu uma reforma que custou 70 milhões de dólares. Com as modificações, a nave ganhou uma cabine nova, mais leve e que utilizava menos eletricidade, além de maior proteção contra o calor nas asas.

# A última missão da Columbia teve início em 16 de janeiro de 2003. Era a 28ª viagem da nave e 113ª missão da Nasa com ônibus espaciais.

# Neste vôo, fazia parte da tripulação Ilan Ramon, primeiro astronauta israelense a ir para o espaço. Ele era filho de um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Os outros astronautas eram Rick Douglas Husband, William C. McCool, Michael Anderson, Laurel Blair Clark, David Brown e Kalpana Chawla.

# A Columbia explodiu quando sobrevoava o Texas (EUA) em 01 de fevereiro de 2003, pouco depois de reentrar a atmosfera da Terra. Quando ocorreu o acidente, a nave estava a 21,2 mil quilômetros por hora, 60 quilômetros de altura e com 57 graus de inclinação. A distância para a pista de pouso, em Cabo Canaveral, na Flórida, era de 2.254 quilômetros de distância. Os sete astronautas da tripulação morreram.

# Pouco depois da tragédia, já havia pessoas oferecendo destroços do ônibus espacial no site de leilão eBay.
Ônibus espaciais

# O ônibus espacial é uma espaçonave parcialmente reaproveitável desenvolvida pela Nasa.

# Antes de idealizar o veículo, a Nasa realizou testes com um protótipo acoplado em um avião Boeing, que foi adaptado para vôos de grande altitude.

# O primeiro ônibus espacial a entrar em órbita foi o Columbia, em 1981.

# É constituído de 3 partes: um tanque externo, dois foguetes e a nave propriamente dita.

# Na decolagem, os foguetes são os responsáveis por impulsionar a nave para o alto. Eles têm uma força igual a de 30 aviões Jumbo 747. Quando o ônibus atinge 45 quilômetros de altitude, se desprendem e caem no mar.

# O tanque externo se solta quando acaba o combustível, a cerca de 100 quilômetros de altitude.

# Em órbita, o veículo é operado por motores traseiros e 44 mini-jatos de controle. Seu nariz, asas e toda a parte inferior são revestidos por pequenas peças de cerâmica, que suportam altas temperaturas.

# A frota de ônibus espaciais da Nasa continha 5 naves: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour. A Columbia explodiu em 1º de fevereiro de 2003, durante a reentrada na órbita da Terra. Detritos que se desprenderam da própria fusilagem abriram um buraco na asa esquerda. A Challenger nem chegou ao espaço: pegou fogo 73 segundos após a decolagem.

# A Nasa passou 2 anos e meio sem realizar vôos com os ônibus espaciais após o acidente com a Columbia. Um novo grupo de astronautas, a bordo da Discovery, decolou em 26 de julho de 2005 e retornou a Terra com sucesso em 9 de agosto de 2005.
Neil Armstrong

* Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 na cidade de Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos. Foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.

* Armstrong voou de avião pela primeira vez aos 6 anos, em 1936.

* Em 1955, ele se formou engenheiro aeronáutico pela Universidade de Purdue, de Indiana, Estados Unidos.

* Ele era piloto de provas da Nasa e entrou para o programa aeroespacial americano em 1962.

* Sua primeira missão no espaço foi em 1966, quando fez uma manobra de acoplamento espacial entre a nave Gemini 8 e o foguete Agena.

* Comandou a missão Apollo 11 em sua segunda viagem espacial. Quando chegaram à Lua, usando o módulo lunar Eagle, ele e o astronauta Edwin "Buzz" Aldrin ficaram cerca de duas horas explorando o solo do astro, coletando materiais e fotografando.

* O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul de Armstrong.

* Deixou a Nasa em 1971 e foi dar aulas de engenharia espacial na Universidade de Cincinatti, nos Estados Unidos.

* Em 1994, o ex-astronauta processou a empresa Hallmark, que faz cartões comemorativos, por ter usado a famosa frase "Esse é um pequeno passo para um homem" em um cartão de Natal.

* Em 1º de junho de 2005, foi divulgado que o astronauta queria de volta uns fios seus de cabelo que o dono de um salão de cabelereiro de Libanon, Estados Unidos, havia vendido para um colecionador. Armstrong exigiu a devolução dos chumaços e alegou que isto era violação de sua intimidade. O comprador, que gastou 3 mil dólares na transação, é o detentor da maior coleção de cabelos de celebridades do mundo.
Laika

# Seu nome era Kudriavka – Laika. A cadela foi o primeiro ser vivo a ir para espaço, no dia 3 de novembro de 1957, às 22h28.

# Ela foi capturada nas ruas de Moscou. Acreditava-se que um cachorro de rua teria mais resistência aos treinamentos, já que lutava diariamente por sua sobrevivência.

# O objetivo da missão era analisar quanto o organismo de um ser vivo suportaria nas condições espaciais.

# Laika passou pelos mesmos testes de um ser humano e foi escolhida por ser uma vira-lata e apresentar peso e altura ideais: menos de 6 quilos e 35 centímetros.

# Quando foi para o espaço, Laika vestia um macacão repleto de captadores que acompanhavam seus batimentos cardíacos, pressão arterial e freqüência respiratória.

# Muitos boatos surgiram sobre sua morte, que só foi esclarecida em 2002. Um dos organizadores da missão, Dmitri Malashenkov, revelou que Laika morreu depois de um período de sofrimento, horas depois da decolagem. Assustada com o barulho do lançamento, seu coração chegou a bater três vezes mais rápido do que o habitual. Em órbita, Laika se acalmou, mas problemas com a temperatura na cápsula, que atingiu 41ºC, foram fatais. Cinco horas depois de ir para o espaço, Laika não deu mais sinais de vida.

# A cápsula onde estava o corpo de Laika foi consumida pela atmosfera no dia 14 de agosto de 1958.
Sputnik


# O Sputnik foi o primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética. O lançamento aconteceu em 4 de outubro de 1967, do Cosmódromo de Baikonur, na antiga União Soviética (atual Cazaquistão).

# Esse satélite foi o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra.

# Era uma esfera de 58,5 cm (o mesmo que uma bola de basquete) e pesava 83,6 Kg. Tinha quatro antenas - duas mediam 2,4 metros e as outras duas, 2,9 metros.

# Sputnik deixou a Terra em um foguete R-7, que pesava quatro toneladas.

# Sua função era enviar para a Terra um sinal de rádio com freqüência de 20 e 40 mega watts, facilmente captado por rádios amadores.

# Por meio da duração do "bip", os técnicos soviéticos tinham informações sobre a temperatura e a pressão no espaço, além de terem a certeza que Sputnik não tinha sido atingido por nenhum meteorito.

# Sputnik ficou no espaço por três meses, mas as duas baterias, feitas de rádio e zinco, só alimentaram os transmissores por 22 dias.

# A palavra "sputnik" significa amigo, companheiro de viagem.

# O lançamento de Sputnik causou pânico nos Estados Unidos. Seis meses depois do lançamento do satélite artificial uma pesquisa mostrou que 60% dos americanos acreditavam que uma guerra nuclear era iminente, e que, por causa dela, metade dos americanos morreria.
Yuri Gagarin

* Seu nome completo era Yuri Alekseyevich Gagarin.

* Nasceu em 9 de março de 1935, na cidade de Klushino, antiga União Soviética.

* Entrou para a história ao participar do primeiro vôo orbital tripulado em 12 de abril de 1961.

* Não teve que comandar a espaçonave, já que a Vostok-1 era completamente automática. Foi apenas espectador.

* Quando avistou a Terra do espaço disse a famosa frase: "A Terra é azul".

* A viagem durou 1h48, tempo suficiente para dar uma volta em torno do planeta.

* Quando estava a apenas 7 quilômetros do chão acionou o acento ejetável e terminou a descida com a ajuda de um pára-quedas. Temia-se que o impacto da cápsula com o chão fosse muito forte para o cosmonauta. Somente nos anos 70 o motivo da descida inesperada foi revelada, já que os soviéticos não queriam desqualificar a viagem.

* Yuri Gagarin não era astronauta, mas piloto da Força Aérea soviética, assim como todos os candidatos a cosmonauta para a missão.

* Entre os dias 29 de julho e 5 de agosto de 1961, Gagarin visitou São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e foi condecorado pelo presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

* Ainda na visita ao Brasil conheceu um menino batizado com seu nome: Yuri Gagarin da Silva.

* Em Brasília, afirmou: "A impressão que tenho é de estar chegando em um planeta diferente" .

* Foi o responsável pelo primeiro contato diplomático entre o Brasil e a União Soviética. Gagarin levou à Jânio uma mensagem de Nikita Kruchev, líder soviético. As relações diplomáticas entre os dois países se concretizaram em dezembro de 1961.

* Após a sua morte, em 1968, sua cidade natal, Klushino, a oeste de Moscou, foi rebatizada de Gagarin.

* Era o terceiro de quatro filhos.

* Media apenas 1,58 metros e pesava 69 quilos quando embarcou para o espaço.

* Um centro de treinamentos na cidade de Baikonur, Cazaquistão, leva o seu nome.

* Em 1993 seu uniforme foi leiloado por 112.500 dólares.

* A cápsula espacial Vostok 1 era redonda e tinha de menos de 2 metros e meio de diâmetro.

* Sobre a gravidade afirmou: "Todos os objetos soltos flutuavam no ar e eu os via como se fossem em um sonho".

* Com medo de ser substituído na missão histórica não dormiu na noite que antecedia a decolagem.

* Yuri Gagarin morreu em um acidente aéreo no dia 27 de março de 1968, vítima de uma falha na previsão de nuvens baixas.
Wicca
A filosofia Wicca é inspirada em antigos rituais pagãos dos povos habitantes da atual Inglaterra, em que as mulheres eram veneradas por terem o dom da reprodução. Sobreviveu em segredo por todo o mundo até 1951, quando a última lei de caça às bruxas foi revogada no país. Na ocasião, o bretão Gerald Gardner passou a defender a Wicca como a primeira religião européia e ela se espalhou pelo mundo. O nome "wicca" é uma variação de wicce, que no inglês arcaico significa "girar, dobrar, moldar". A palavra também deu origem a witch, "bruxa", em inglês.
Seicho-no-ie

Em 1930, o japonês Massaharu Taniguchi publicou a primeira edição de uma revista contendo reflexões diversas sobre fé, vida e verdade, resultado de longos anos de estudos e pesquisas sobre diferentes filosofias e religiões. O trabalho marcou o surgimento da Seicho-no-ie. Esta doutrina não se liga a nenhuma denominação religiosa e prega que todas provêm do mesmo Deus universal. Seus ensinamentos buscam também conscientizar os homens sobre a preciosidade da vida de todos os seres humanos.

Hoje, a Seicho-no-ie tem centros nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Brasil, além do Japão. Em solo nacional, foi trazida por imigrantes nipônicos. Durante 50 anos, até sua morte, aos 91 anos, o próprio Taniguchi cuidou da propagação de seus pensamentos, realizando em todo o mundo palestras e transmissões radiofônicas. A publicação de jornais, revistas e livros, aliás, é uma das características marcantes do Seicho-no-ie. Conta-se inclusive que, após a divulgação de seus escritos na década de 30, começaram a ocorrer fatos espantosos, como a cura de doenças. Isto lhe rendeu a seu fundador o título de "Homem Milagre do Japão".

Protestantismo ou reforma
O fundador do protestantismo foi Martinho Lutero. Para restaurar a catedral de São Paulo, o papa Leão X passou a vender indulgências, que diminuiriam a punição do pecador. Indignado com isso, em 31 de outubro de 1517 Lutero denunciou a prática. O papa o chamou de "alemão bêbado". Lutero disse que o papa não era "melhor do que qualquer outro pecador fedorento". Acabou excomungado.

Ao ser ameaçado com a fogueira, Lutero se refugiou na Alemanha, onde se dedicou à tradução do Novo Testamento do grego para o alemão.

Como líder espiritual da nova Igreja, que celebrava apenas os sacramentos do batismo e comunhão, Lutero lutou pela eliminação do celibato. Casou com a ex-freira Katharina von Bora.

Seus protestos se espalharam por toda a Europa, ganhando adesão de João Calvino, que sistematizou os pontos básicos do protestantismo.

Depois dessas reformas, os ramos protestantes se multiplicaram e hoje são mais de 200.
As infrações do Código de Trânsito

* Novo Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 23 de janeiro de 1998, veio substituir uma legislação de 1966. Quando o antigo código foi promulgado, a frota brasileira era de apenas 1,4 milhão de veículos. Hoje, são cerca de 27 milhões ocupando as ruas do país. Nessas três décadas, o número de vítimas fatais subiu de 5 mil para 27 mil ao ano.
* O caminho para tirar a carteira nacional de habilitação ficou mais complicado: aos 18 anos, você faz prova prática e teórica e recebe uma permissão para dirigir... válida por apenas um ano. Se, nesse tempo, você cometer 1 infração gravíssima ou grave, ou 2 infrações médias, tem que recomeçar o processo.
Os sinais da mentira
O mentiroso, por melhor que seja, tende a apresentar determinadas atitudes que acabam por denunciá-lo. Entre elas, está:

# Desviar os olhos quando perguntado sobre assuntos delicados.

# Piscar os olhos com maior freqüência.

# Piscar rapidamente quando a conversa declina para um tópico comprometedor.

# Inclinar-se para trás.

# Responder ?não? e balançar a cabeça afirmativamente, mesmo que de leve.

# Respirar em pequenas e rápidas golfadas e entremeá-las com suspiros longos e profundos.

# Evitar apontar o dedo ou enfatizar as palavras com movimentos amplos dos braços.

# Ao narrar uma história, fazer ?pontes de textos?, que consistem em acelerações artificiais da seqüência dos fatos.

# Pedir que o interlocutor repita a pergunta, com intuito de ganhar mais tempo na elaboração de uma resposta.

# Não falar mal de si, mesmo em assuntos que não tem nada a ver com a mentira.
Linguagem corporal
Pouca gente sabe, mas o corpo é um grande aliado na hora da paquera. Inconscientemente, ele emite sinais que indicam as chances de conquista durante o ritual de sedução. Confira alguns dos gestos e movimentos e o que eles querem dizer:

Quero chamar a atenção
Estufar o peito
Gesticular exageradamente
Balançar o corpo
Rir muito e alto
Deixar objetos de valor a mostra

Estou interessado
Olhar por mais de três segundos
Sorrir, mostrando ou não os dentes
Jogar a cabeça para trás, geralmente quando sorri
Ajeitar os cabelos
Inclinar o corpo em direção a pessoa

Sinto atração por você
Não deixar que a distância entre os corpos seja superior a 1 metro
Não permitir que os intervalos de silêncio ultrapassem mais de 3 segundos
Permitir que seja tocado nos braços e nos ombros várias vezes e retribuir
Imitar os gestos da pessoa
Não desviar o olhar
Escala Kinsey

* Alfred Charles Kinsey nasceu no dia 23 de junho de 1864 na cidade de Hoboken, em Nova Jersey, Estados Unidos. Biólogo e professor de zoologia, Kinsey fundou em 1947 o ’Instituto de Pesquisa sobre o Sexo, Gênero e Reprodução". Em 1948, publicou a primeira pesquisa abrangente sobre a sexualidade dos norte-americanos.



* Alfred Kinsey ficou famoso por desenvolver a "Escala Kinsey", que classifica a orientação sexual em um escala de 0 a 6. De acordo com os resultados da pesquisa na época, feita com 18 mil voluntários, 46% dos norte-americanos se classificavam como bissexuais.


Escala Kinsey

0 - Exclusivamente heterossexuais
1 - Predominantemente heterossexuais, mas com experiências homossexuais esporádicas.
2 - Preferencialmente heterossexuais, mas com experiências homossexuais regulares.
3 - Bissexuais
4 - Preferencialmente homossexuais, mas com experiências heterossexuais regulares.
5 - Predominantemente homossexuais, mas com experiências heterossexuais esporádicas.
6 - Exclusivamente homossexuais.

* A pesquisa de Kinsey foi feita por meio de entrevistas. Kinsey acreditava que as pessoas mentiam menos quando estavam cara-a-cara com o pesquisador.
Gafanhoto
David Carradine estrelou os 72 episódios do seriado Kung fu. Ele fazia o papel de Kwai Chang Caine, também chamado de Gafanhoto pelo seu professor, mestre Pó. A trama mostrava suas andanças pelos Estados Unidos atrás de um irmão desconhecido, seu exaustivo treinamento para se tornar um shaolin e a perseguição empreendida por caçadores de recompensa (ele estava sendo procurado pela morte de um membro da realeza). Os episódios tiveram cenas gravadas no Mosteiro de Shaolim, na cidade de Zhenghzou, na China.
Kung fu

* Para os chineses, seu significado é amplo e abrange todas as formas de luta que sejam treinadas como arte e método de autoperfeição física e espiritual.

* Foi criada pelos agricultores que precisavam defender suas terras. A expressão "kung-fu" pode ser traduzida como "trabalho contínuo".

* No século 5 d.C monges do templo budista Shao-lin desenvolveram os estilos praticados até hoje.

* Os movimentos de ataque e defesa foram inspirados em alguns animais, como a águia, a garça, o tigre, o gafanhoto e o macaco.

* Os lutadores que possuem tatuagens desses animais estão mostrando seu estilo de luta.

* O esporte, que também é chamado de wushu na China, foi popularizado pelo ator Bruce Lee.

* O exímio lutador estreou em Hollywood no final dos anos 60 e fez uma curta carreira nas telas. Morreu aos 33 anos.
Família Gracie


# A família Gracie é conhecida no Brasil e no mundo por ter desenvolvido o Gracie Jiu-Jitsu ou Brazilian Jiu-Jitsu, uma adaptação da arte marcial japonesa em que os lutadores mais fracos podem competir em igualdade de condições com os mais fortes. Os criadores da técnica foram Carlos Gracie, que morreu aos 92 anos, em 1994, e Hélio Gracie. Hoje o Gracie Jui-Jitsu também é praticado no Japão.

# O patriarca da família, Gastão Gracie, conheceu o mestre japonês Maeda Koma, o Conde Koma, em Belém (PA). Em troca de abrigo na nova cidade, o oriental aceitou ensinar a arte marcial ao filho mais velho de Gastão, Carlos. Depois de quatro anos, o franzino Carlos se mudou com a família para o Rio de Janeiro e começou a se destacar como professor e lutador de Jiu-Jitsu por, vencer atletas mais fortes. Com o irmão Hélio, oficializou a nova técnica e a filosofia de vida.

# O Vale-Tudo, luta que não tem regras definidas, nasceu das apresentações e lutas dos irmãos Gracie, que queriam provar que a técnica desenvolvida por eles funcionava.

# Nos anos 50, Hélio desenvolveu uma dieta alimentar que tem como principal objetivo manter o pH das refeições e, conseqüentemente do sangue, o mais neutro possível e que ficou conhecida como a Dieta Gracie.

# Por causa de estudos de numerologia, Carlos e Hélio tinham verdadeira fixação pelas letras "R" e "C". A tradição de batizar os descendentes com essas letras é mantida até hoje pela família.

# A filosofia de vida criada pelo Gracie Jiu-Jitsu prega a abstinência ao fumo e à bebida. O sexo deve ser feito apenas para a reprodução.

# As mulheres da família não lutam Jiu-Jitsu. São criadas para ser mãe e cuidar da família.

# Carlos Gracie Neto tem o nome do avô, mas escolheu uma profissão muito diferente da maioria dos parentes: é bailarino. Mary, irmã dos criadores do Gracie Jiu-Jitsu, é freira.

# Outra tradição dos Gracie é ter muitas mulheres e filhos. Hélio tem 21 filhos de 7 mães diferentes, entre três casamentos formais e quatro informais. Carlos viveu 50 anos com a mesma mulher, Margarida, mas a amante, Vera. As duas compreendiam que o objetivo era ter o máximo de herdeiros. Um dos filhos de Carlos, Carley, já teve duas mulheres ao mesmo tempo, morando na mesma casa. Marcos, neto de Carlos, já quis montar uma comunidade para viver com suas três mulheres. A idéia só não deu certo por causa do ciúme.

# Um dos netos de Carlos, Ryan Gracie, de 33 anos, foi preso no dia 14 de dezembro de 2007, em São Paulo, depois de roubar um carro e tentar roubar uma moto. No dia seguinte à prisão, ele foi encontrado morto na cela. Exames revelaram que o lutador havia consumido cocaína, maconha e crack. Ele já tinha sido preso em 2000, acusado de esfaquear um estudante em uma festa e passou 18 dias preso. Em 2005, acusado de agredir um policial e ofender uma delegada, Ryan foi detido mais uma vez.

# Em 2000, Rockson Gracie morreu vítima de overdose em um hotel de Nova York, nos Estados Unidos. A família estranhou que o rapaz deixou de fazer contato e iniciou uma busca, que terminou com a identificação do corpo do lutador e modelo. Ele tinha sido enterrado como indigente.
Lance Armstrong
# O ciclista Lance Edward Gunderson nasceu em 18 de setembro de 1971 em Dallas (EUA). Ele nunca conheceu seu pai verdadeiro, Edward Gunderson. Por isso, adotou o sobrenome de seu padastro, Terry Armstrong, que chegou a adotá-lo.

# Começou a competir profissionalmente com apenas 16 anos.

# Em 1996, descobriu que tinha câncer nos testículos. Ele chegou a se espalhar e atingir os pulmões e o cérebro. Durante o tratamento, resolveu criar a Fundação de Lance Armstrong, voltada ao combate da doença. Foi o grupo que idealizou a venda de pulseirinhas amarelas com a frase Live Strong (Vida Forte) com o objetivo de levantar dinheiro para pesquisas. A ação foi copiada por diversas instituições ao redor do mundo.

# Seus três filhos com a ex-esposa Kristin foram concebidos com esperma que ele congelou antes de iniciar o tratamento contra o câncer.

# Seu coração é três vezes maior que o de uma pessoal normal.

# Detém o recorde de vitórias consecutivas na corrida Tour de France. Foram sete pódios, de 1999 a 2005.

# Muitos dizem que sua capacidade física se deve ao uso de drogas. No livro L.A. Confidentional, uma enfermeira que trabalhou na equipe do ciclista declarou que o atleta consumido EPO durante a preparação da volta da França de 1999.

# Em 2004, assumiu o namoro com a cantora Sheryl Crow.
Antrax
A doença antrax é causada pela bactéria Bacillus anthracis e pode atingir os pulmões, a pele e o aparelho gastrointestinal.
Os sintomas da doença assemelham-se aos da gripe; a pessoa tem febre, dor de cabeça, sente náuseas e vomita. Quando atinge a pele, pode aparecer uma ferida coberta por uma crosta negra.
Trata-se a doença com antibióticos. A forma de contágio por inalação é a mais perigosa, e se não for tratada, é fatal em 90% dos casos.
Bebês a bordo

* Na segunda metade da década de 40, quando os soldados que lutaram na Segunda Guerra voltaram para casa, houve o chamado baby boom, aumento do número de nascimentos. Após o "11 de setembro", Nova York viu nascer 25% mais crianças que o normal. Para a ginecologista Joan Berman, que trabalha na cidade, são duas as causas para esse novo baby boom. "Mais pessoas estavam fazendo sexo sem proteção já que tudo parecia tão perigoso", disse ela à revista New York Magazine. "Além disso, entre setembro e outubro houve muitos ciclos menstruais irregulares e muita gente foi pega de surpresa."

* Até mesmo no Canadá ocorreu fenômeno semelhante. Mark Alwan, obstetra do Hospital Geral de Pomona Valley, observou que o número de nascimentos aumentou de 400 para 500 por mês, a partir de junho de 2002 - nove meses após os ataques. "Esses números devem ter se mantido até agosto", disse ele ao jornal local The Daily Bulletin.
O atentado terrorista de 11 de setembro de 2001
Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram seqüestrados nos Estados Unidos. Três deles foram usados em atos terroristas, sendo lançados sobre prédios e causaram a morte de 2.752 pessoas.

Curiosidades

# Segundo a Federal Aviation Administration, que controla o tráfego aéreo nos Estados Unidos, às 9h49 de 11 de setembro, dia dos ataques terroristas, 3.667 aviões sobrevoavam o território americano.
Ao meio-dia, é comum existirem cerca de 5.000 vôos. Às 11h40 daquele dia, apenas 290 vôos foram registrados.

# O impacto causado pelos choques dos aviões e pelo desabamento das duas torres abalaram as estruturas de prédios vizinhos. O prédio 7, que fazia parte do conjunto de sete prédios do World Trade Center, caiu às 17h25 do mesmo dia.

# O Pentágono, sede da Secretaria da Defesa dos Estados Unidos, terceiro alvo do atentado terrorista, tem acesso restrito em período integral. Todas as entradas são protegidas por guardas armados, detectores de metais e câmeras de vídeo. Visitantes devem ser acompanhados por alguém da segurança. Barreiras de concreto impedem que se estacione próximo às entradas.

Em 2002, um integrante da lista oficial de desaparecidos foi encontrado em uma clínica de Nova York. Gerge Sims sofria de amnésia e apresentava sintomas de esquizofrenia. Segundo a família, ele estava "vendendo coisas" nas proximidades do WTC no dia do acidente.
Curiosidades

* O corpo humano demora de 30 a 60 minutos para absorver um copo d’água.

* Ele é composto por 70% de água.

* Os camelos conseguem beber até 120 litros de água de uma só vez.

* O músico Ludwig van Beethoven tinha o hábito de jogar água gelada na cabeça enquanto compunha.

* Mergulhar na água de uma altura de 100 metros corresponde a cair em uma laje de concreto.

* Na Grécia Antiga, era costume atirar moedas nas fontes para que elas nunca secassem.

* Em uma hora, um carvalho produz 4 mil litros de vapor.

* A água se transforma em ácido quando entra em contato com os gases vulcânicos.
Água

* Três quartos da superfície do planeta Terra é água. Se ela fosse dividida entre toda a população mundial, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias.

* Apenas 2,7% da água mundial pode ser consumida. Ou seja, se toda esta água coubesse em uma garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha seria potável.

* De toda água utilizada, 10% é destinado ao consumo humano, 20% ao uso industrial e 70% à agricultura. No Brasil, 83% da água vão para a agricultura e pecuária, 10% para consumo urbano e 7% para a indústria.

* Se todo o gelo das calotas polares derretesse, um quarto da Terra ficaria alagada.

* Há 12 mil quilômetros cúbicos de água poluída nos rios do mundo.

* O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta. Destes, 80% está na Bacia Amazônica.

* Chovem 16 bilhões de litros de água por segundo ao redor do mundo.
2002 teve o dia da "grande capicua"
No dia 20 de fevereiro de 2002 vivemos um momento matemático que acontece apenas dez vezes a cada mil anos. Trata-se de um dia capicua, uma data que pode ser lida indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (20.02.2002). Essa capicua, entretanto, foi especial, pois, além de ser a primeira do milênio, pode ser multiplicada pelos relógios digitais às 20h02, mostrando "20:02 20/02 2002". Um fenômeno como esse aconteceu apenas duas vezes anteriormente, às 10h01 de 10/01/1001 e às 11h11 de 1111, mas é claro que nessa época não se pode observar a seqüência numérica em mostradores digitais. Grandes capicuas como essas só serão vistas mais uma vez na história da humanidade, às 21h12 de 21/12/2112. Após essa data, será impossível reproduzi-las, já que só existem 12 meses. Muitas pessoas acreditam que essas seqüências numéricas simétricas são na verdade um sinal de boa sorte.
Emmy
A Academia de Artes e Ciências da Televisão oferece o prêmio Emmy aos melhores da TV norte-americana desde 1948. Seus mais de 10.000 membros escolhem todos os anos os profissionais de maior destaque em categorias como série de comédia, série de drama e programa infantil. Os contemplados recebem uma estatueta no formato de uma mulher segurando um átomo criada pelo engenheiro Louis McManus. Sua própria mulher serviu de modelo para a figura alada que representa as musas da arte e a ciência.

Originalmente, a estátua recebeu o nome de Immy, termo que também designa o tubo de uma câmera de televisão. Com o tempo a expressão foi substituída por Emmy para que tivesse uma sonoridade mais feminina. O responsável por sua fabricação é a empresa R. S. Owens. Feitas em cobre e banhadas em ouro, demoram cerca de cinco horas para ficar prontas e tem cerca de 2 quilos de peso e 40 centímetros de altura.
CNN

# O canal de notícias norte-americano CNN foi criado pelo empresário Ted Turner. Ele começou a operar às 18h do dia 1 de junho de 1980.

# Seu nome significa Cable News Network (Rede de Notícias a Cabo).

# Foi o primeiro canal 24 horas de notícias no mundo a entrar no ar.

# A princípio, as pessoas achavam que as notícias veiculadas pela CNN eram manipuladas segundo os interesses da emissora. Por isso, ela ficou conhecida como Chicken Noodle Network (Emissora da Sopa de Galinha), algo como TV da marmelada.

# No lançamento oficial do canal, Turner recitou um poema do escritor Ed Kessler que dizia: ?Para agir pelas convicções de alguém enquanto outros esperam, para criar uma força positiva em um mundo onde se espalham cínicos, para prover informações que não estavam disponíveis antes às pessoas?.

# Quando foi inaugurada, a CNN contava com 300 funcionários espalhados em escritórios localizados em 9 cidades, incluindo Londres (Inglaterra) e Roma (Itália).

# Até 1981, focava notícias nacionais. Esta característica mudou depois que Turner fez uma visita ao ditador cubano Fidel Castro. Ele lhe confidenciou que assistia a CNN porque captava um sinal do sul da Flórida (EUA) e sugeriu que a rede fosse transmitida por todo o mundo. Turner acabou convencendo Fidel a fazer um comercial promocional sobre o canal.

# Turner vendeu a rede para a companhia de comunicação Time Warner em 1995.