Neste tempo de mercantilismo, vale o exemplo de Pierre e Marie Curie, que em 1898 descobriu o Rádio da Pechblenda/uranita.
Pierre e Marie poderiam ter requerido a patente para produzir o novo metal e se tornar milionários.
Porém recusou usando o argumentando que seria contra o espírito científico.
Nem mesmo quando recebeu o Nobel de Física, em 1903, permitiu-se uma vida mais confortável. Dividiu o prêmio com amigos.
Mais sobre o Rádio(Ra)
O Rádio ( do latim "radius" , raio ) é um elemento químico de símbolo Ra , número atômico 88 ( 88 prótons e 88 elétrons ) com massa atómica [226] u, pertencente a família dos metais alcalino-terroso, grupo 2 da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido.
É um metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda. As suas aplicações são derivadas do seu caráter radioativo. Foi usado em medicina, porém substituído por radioisótopos mais eficientes.
Pechblenda
A pechblenda é uma variedade, provavelmente impura, de uraninita. Dela é retirado o urânio, que é constituinte de muitas rochas. É extraído do minério, purificado e concentrado sob a forma de um sal de cor amarela, conhecido como "yellowcake". Yellowcake signfiica, literalmente, “bolo amarelo”. Deve seu nome à intensa coloração amarela, característica dos compostos secundários de urânio, como pode ser visto na figura que ilustra esta página.
O minério de urânio é retirado da mina e, após processos de extração, é enviado para usina de beneficiamento para obtenção do concentrado de urânio, cuja composição química é o diuranato de amônia, conhecido como yellowcake ou concentrado de U3O8.
O Brasil é dono da quinta maior reserva de urânio do mundo, de aproximadamente 300 mil toneladas.
Foi numa amostra de pechblenda que Marie Curie descobriu o rádio.
A Descoberta Rádio
Postado por
Curiosidades
on terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Marcadores:
Rádio
0 comentários:
Postar um comentário