Qual o atleta com mais ganhos da história?

Após a pergunta a gente começa a revisar os grandes nomes do momento dos esportes, mais importantes e melhor pagos. Talvez seja Roger Federer, David Beckham, Lance Armstrong, Ronaldo, Usain Bolt, Tiger Woods ou Kobe Bryant. Será que a questão leva em consideração os valores com inflação? Afinal 1 milhão de dólares de 1980 não é um milhão atual.


Repassamos de novo: Michael Jordan ganhava em 1998 mais de 33 milhões de dólares, talvez Michael Schumacher e sua longa carreira no comando de um Fórmula 1, Pete Sampras... talvez. Quem sabe a resposta?

Segundo a revista Forbes, Tiger Woods é o primeiro esportista a superar ao longo de sua carreira o 1 bilhão de dólares em ganhos. Bom, pois espera um momento. Recentemente, Peter Struck, professor da Universidade de Pensilvânia revelou uma surpresa. Nem tenistas, nem futebolistas, nem golfistas nem nada de nada.

Acima de todos, o atleta que mais ganhou dinheiro na história foi... (tambores rufando) Cayo Apuleyo Diocles (quem?), um auriga (quê?).

Diocles, um hispano-romano nascido em Lusitânia, foi o auriga mais laureado da história, e segundo Struck, o esportista com mais ganhos. As corridas de bigas, imortalizadas no cinema pelo filme Ben-Hur, no Circo Romano eram um espetáculo para o povão da época e, de certa forma e resguardando as devidas diferenças, algo similar à atual Fórmula 1.

Os aurigas deviam conduzir suas carruagens puxadas por cavalos ao longo de 7 voltas no coliseu, um total de 4 quilômetros, em uma desenfreada e selvagem corrida. Aqueles que conseguissem superar a meta nos três primeiros lugares recebiam um prêmio.

Diocles participou durante 24 anos nesta profissão de alto risco, onde a possibilidade de morrer era considerável, e ao longo desta dilatada trajetória conseguiu 1.462 vitórias e 861 segundos postos em um total de 4.257 corridas, um registro certamente invejável.

Não obstante, não é a quantidade de vitórias o que faz de Diocles um atleta com grandes ganhos, outros aurigas ganharam mais corridas que ele, senão o fato de conseguir as vitórias nos eventos mais importantes, ganhando 1.450.000 sestércios em apenas 29 vitórias.

Segundo os cálculos de Struck, Diocles juntou uma fortuna total de 35.863.120 sestércios, suficiente para fornecer um grão a toda Roma durante um ano ou manter o exército romano durante dois meses. Usando esse valor, e segundo os padrões atuais do exército dos Estados Unidos, Struck estima que atualmente equivaleria a uns 15 bilhões de dólares. Ao que parece Tiger ainda terá que ganhar muitos torneios para igualar ao nosso intrépido romano.

A fascinação pelo esporte, e suas desmesuradas recompensas, nos acompanham a muito mais tempo do que pensávamos.

0 comentários:

Postar um comentário