Queijo
# O queijo é um dos alimentos que possui a maior concentração de cálcio. Uma fatia média de mussarela contém 207 mg do mineral.

# Por volta de 400 a.C. os estruscos não só produziam seu próprio queijo com leite de cabra, como já o ralavam, como ficou comprovado em escavações arqueológicas.



# Cientistas britânicos anunciaram que, ao contrário da crença popular, os ratos e camundongos não gostam de queijo. Na verdade eles gostam mesmo é de alimentos com alto teor de açucar, como grãos e frutas e teriam certo desgosto por alimentos de sabor e cheiro fortes, como o queijo.

# Em alguns países da Europa, onde existe o cultivo de trufas (cogumelos), os cães são treinados para encontrar a iguaria com o uso de pedaços de queijo enterrados sob o solo. Seu cheiro forte facilita a busca, e os cachorros costumam apreciar muito o sabor.
Chocolate
Os astecas já conheciam as favas de cacau séculos antes da chegada dos espanhóis na América. Faziam com elas o tchocolatl (água amarga), uma bebida escura, amarga e fria, feita com as sementes do cacaueiro. Era preparada com pimenta e especiarias. E antes de servir, os astecas derramavam a bebida do alto, para fazer espuma.

Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada por astecas, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. Mas o produto ganhou o mundo no século 16. O conquistador Hernán Cortez chegou ao México, entrou em contato com os astecas da época do imperador Montezuma II, conheceu o chocolate e o levou para a Europa. Quando lá chegou, o açúcar, a canela e a baunilha substituíram a pimenta. A delícia se tornou tão valiosa que sua produção na Espanha foi mantida em segredo por mais de um século.

No século 17, surgiu em Londres a primeira loja especializada em chocolates. Em Paris, no século seguinte, foi instalada a primeira fábrica do produto. Até 1861, o doce foi consumido apenas na forma líquida. Ainda no século 19, os holandeses criaram o chocolate em pó e em barra. Em 1876, o suíço Daniel Peter resolveu acrescentar leite e inventar o gênero mais consumido no Brasil hoje
Lentilha
É uma semente esverdeada, da família das leguminosas, geralmente vendida seca. Seus grãos são miúdos e achatados. Precisa ficar de molho durante um bom tempo antes de ser utilizada. Tem três variedades: a marrom, a verde e a vermelha. A primeira, também conhecida por lentilha egípcia, cozinha facilmente e é ótima para ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou com molho sobre massas; a segunda assemelha-se à marrom e pode ser consumida quente ou fria; a terceira cozinha rapidamente, ficando macia, com consistência cremosa. Muito rica em proteína, pode também ser utilizada em cremes, sopas, ensopados ou cozida com arroz. É um grão usado desde a Antigüidade, e ainda hoje muito apreciado, principalmente na Europa, Oriente Médio e Índia, para o preparo de cremes e mingaus.
Chiclete

* Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Império Asteca, em 1518, encontraram prostitutas que mascavam um tipo de goma, descoberta centenas de anos antes pelos maias, no sul do México. Eles perceberam que o chicle - um líquido grosso e leitoso que saía de cortes feitos na árvore sapodilha e depois endurecia em forma de goma - era extremamente saboroso.

* Em 1993, porém, o pesquisador sueco Bangt Nordqvist publicou um artigo científico no qual afirmava que a goma de mascar havia surgido muito antes. Ele encontrou no sul de seu país três pedaços de resina de bétula mascados por dentes humanos perto de ossadas da época da Idade da Pedra. Nordqvist afirma que o produto contém zilitol, um desinfetante usado para limpeza dentária, que ajudava os homens primitivos a manter a arcada protegida.

* Tanto isto é verdade que o primeiro chiclete foi patenteado no dia 28 de dezembro de 1869 pelo dentista americano William Semple. Usando a borracha como matéria-prima, ele produziu gomas para que seus pacientes exercitassem a mandíbula e estimulassem as gengivas. Ele existe até hoje sob o nome de Chiclets.

* Mas a grande revolução no antigo hábito de mascar foi encabeçada pelo fotógrafo Thomas Adams Jr. Ele descobriu que a goma servia como guloseima.
Alho
# Ele é considerado energizante, regenerativo, antigripal, preventivo de problemas cardíacos e circulatórios, antibiótico natural, além de excelente coadjuvante no tratamento de outras doenças.

# O poeta grego Homero relata em seu poema épico, Odisséia, que Ulisses usou o alho para fazer Circe se apaixonar por ele, livrando-se assim de uma feiticeira.

# Os escravos que construíram a pirâmide do faraó Tutankamon alimentavam-se com enormes quantidades de alho para garantir as forças e se livrar de um sem-número de doenças, como tifo e surtos de cólera.

# Os gregos recomendavam chá de alho para tornar a voz mais límpida e afastar gripes, resfriados, tosses, bronquites e asma. Tudo isso com o aval do dr. Hipócrates que, em seus compêndios de medicina, já citava o uso de vapores de alho no tratamento de tumores.

# Pesquisadores descobriram no alho uma ação bactericida. Na Primeira Guerra Mundial, quando outros anti-sépticos falhavam, os médicos usavam uma pasta de alho para tratar de ferimentos infectados.
Pigmaleão
Os solteiros convictos avisam: hoje em dia, faltam mulheres dignas de uma subida ao altar. Mal sabem eles que o último a pensar assim acabou casando com uma estátua. O sujeito em questão foi Pigmaleão, rei de Creta. Em busca da forma feminina perfeita, o monarca fez uma escultura magnífica e acabou se apaixonando por ela. Como bom namorado, começou a lhe dar presentes, mas, claro, o ser inanimado permanecia impassível. O desespero do rapaz diante da situação era tamanho que conseguiu comover Afrodite. A deusa resolveu, então, ajudá-lo. Tratou de dar vida a mulher de pedra, que recebeu o nome de Galatéia, se casou com Pigmaleão e ainda lhe deu um filho, chamado Pafo.
Pandora
De acordo com a mitologia, a humanidade poderia viver em paz até hoje não fosse uma vingança de Zeus. O todo-poderoso deus do Olimpo perdeu a paciência quando o titã Prometeu, contrariando sua vontade, ensinou aos humanos como fazer fogo. Irritado, Zeus mandou que fosse feita uma estátua de uma linda donzela, batizada de Pandora, e deu a ela uma caixa cheia de malefícios para a humanidade. Ordenou então que descesse até a Terra e abrisse por lá o seu presente. Foi aí que começaram nossos problemas. A caixinha continha, entre outras coisas, dores, doenças, guerras e sofrimentos.
Afrodite
Nada de Michelle Pfeiffer, Vera Fisher ou Sofia Loren. A irresistível de todos os tempos é Afrodite, ou Vênus, para os romanos. A deusa da beleza, da fertilidade e do amor tem uma biografia, digamos assim, obscura. Hesíodo, autor do poema Teogonia, conta que a imortal nasceu dos genitais de Urano, que foram cortados pelo seu filho Cronos em uma disputa pelo trono. Homero, por sua vez, conta que a imortal é filha de Zeus e Dione. De qualquer maneira, é fato que os filósofos costumavam lhe atribuir duas facetas: uma celestial, que ressalta seu papel como deusa da fertilidade, e outra mundana, mais ligada ao seu caráter volúvel, apegado ao amor sexual e mesquinho. Responsável pelo crescimento das flores e pelo orvalho da manhã, Afrodite era casada com Hefesto e teve vários amantes.
Sopa de letrinhas

# Provavelmente o primeiro poeta nascido em terras brasileiras foi Bento Teixeira. Seu livro Prosopopéia foi publicado em Lisboa, no ano de 1601.

# O escritor de ficção científica Julio Verne voou apenas uma vez. Ele subiu em um balão em 1873.

# A casa em que residia o escritor paulista João Antônio pegou fogo e o incêndio queimou todos os originais. Teimoso, escreveu tudo de novo. Malagueta, Perus e Bacanaço, o livro reescrito, publicado em 1963, virou clássico.

# O paulista José Carlos Inoue entrou para o Guinness - Livro dos Recordes. Ele tem o recorde de romances já publicados no mundo. Foram 1.200, sob 39 diferentes pseudônimos.

# O autor francês Georges Perec era maníaco por listas. Ele chegou até a escrever uma com as coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

# Mencionar seu nome, o de seu melhor amigo ou de algum conhecido em suas obras consistia em uma das brincadeiras favoritas do argentino Jorge Luís Borges.

# Praticamente todos os romances de José Saramago tem um cachorro entre os personagens.

# Em 1975, Clarice Lispector participou de um congresso de bruxaria na Colômbia. Ela começou seu discurso dizendo: "Eu tenho pouco a dizer sobre magia. Na verdade, eu acho que nosso contato com o sobrenatural deve ser feito em silêncio e numa profunda meditação solitária".

# O escritor catarinense Cristóvão Tezza sempre escreve a primeira versão de suas obras à mão, apesar de saber mexer no computador.

# Em 1934, Cecília Meirelles levou um chá de cadeira do poeta Fernando Pessoa. Ela e o marido combinaram um encontro com o autor em um bar em Lisboa (Portugal), mas ele nunca apareceu. O casal esperou por duas horas. Para compensar a ausência, Pessoa mandou a Cecília uma edição do livro Mensagem com a dedicatória: "A Cecília Meireles, alto poeta, e a Correia Dias, artista, velho amigo e até cúmplice, na invocação da Apolo e Atena, Fernando Pessoa".
007 — James Bond

* James Bond foi criado pelo escritor inglês Ian Fleming em 1953. Fascinado pelo mundo da espionagem e por bacará, ele imaginou um personagem que fosse uma versão ideal de si mesmo: trabalhasse para o serviço secreto inglês, tivesse sorte no jogo e fosse bem-sucedido com as mulheres.

* Fleming usou o nome de um ornitólogo para batizar o agente. O James Bond de verdade é pesquisador e autor do livro "Birds of the West Indies" ("Pássaros das Guianas").

* O personagem James Bond foi inspirado em um agente secreto da inteligência britânica chamado Lionel "Buster" Crabb. Acredita-se que Lionel tenha sido morto em abril de 1956, durante uma missão. O objetivo era mergulhar nos mares do sul da Inglaterra para inspecionar, secretamente, um navio Russo. Era o início da Guerra Fria.

* Os zeros na frente do seu número de código significam que ele tem licença para matar quando estiver a serviço da rainha da Inglaterra.

* "007 Contra o Foguete da Morte" (1979), teve várias cenas filmadas no Brasil. No filme, as Cataratas do Iguaçu são mostradas como parte da Floresta Amazônica.

* O carro de James Bond em "007 Contra Golden Eye" é um BMW Z3.

* A bebida preferida de James Bond é o dry martini mexido, jamais batido.

* O filme "Golden Eye" traz alterações substanciais em pelo menos um ponto. Bond abandonou sua marca favorita de champanhe, a Dom Perignon, e substituiu-a pela concorrente Bollinger Grande Année 1988.

* Na adaptação dos livros para o cinema, a SMERSH — órgão político de retaliação composto basicamente por russos — deu lugar à SPECTRE, tipo de sindicato freelancer do crime. Essas duas organizações fictícias são as principais inimigas de Bond.

* Albert "Cubby" Broccoli e Harry Saltzman, donos da EON Productions (responsável pela produção dos longas de 007), compraram os direitos sobre os livros de Ian Flemming no início de 60. Apenas dois títulos ficaram de fora da aquisição: "Casino Royale" e "Thunderball". Este último teve empecilhos legais porque o co-autor da obra era o produtor Kevin McClory, que mais tarde co-produziu o filme mais produtivo da série nos anos 60 — "007 Contra a Chantagem Atômica" (refilmado em 1984 com o título "Nunca Mais Outra Vez").

* Sean Connery foi rejeitado a princípio para interpretar o agente secreto. Um executivo da empresa chegou a afirmar, referindo-se ao passado do ator: "Não vou exibir um filme estrelado por um estivador".

* Em 2005, o ator britânico Daniel Craig, de 37 anos, foi escolhido para interpretar James Bond na refilmagem de "Casino Royale", o vigésimo filme da série. A escolha causou polêmica: Craig é loiro e James Bond tradicionalmente moreno. Na primeira cena de luta, Craig levou um soco e acabou perdendo dois dentes.

* A pistola dourada usada no filme "007 Contra o Homem com a Pistola Dourada" (1974) foi roubada do estúdio em que era guardada, em Hertfordshire, Inglaterra. Avaliada em cerca de 180 mil reais, a arma foi utilizada no filme pelo vilão Francisco Scaramanga (Christopher Lee), contratado para matar o espião James Bond (Roger Moore). Na vida real, a polícia acredita que a arma cairá no mercado negro dos colecionadores. O crime aconteceu em 10 de outubro de 2008.

* "007 — Quantum of Solace" é continuação do episódio anterior, "Cassino Royale". James Bond quer vingar a morte de sua amada Vesper (Eva Green) ao mesmo tempo em que combate o "país-vilão" da vez (Bolívia) e tenta salvar o mundo de um desastre ambiental.
Tarzan
# O rei das selvas apareceu em 1914, e foi bolado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs, que nunca pôs os pés na selva.

# Tarzan era filho de nobres ingleses, John e Alice Clayton, que foram assassinados por um grupo de gorilas na costa da África equatorial. Foi educado por uma macaca chamada Kala. Casou-se com Jane (filha de um professor americano) e tiveram um filho.

# No cinema, o nome do menino era Boy. Já nos romances, ele se chamava Jack, que os macacos não conseguiam pronunciar e diziam "Korak".

# Somente no cinema a macaca de Tarzan era chamada de Chita. Nos livros e nos desenhos animados seu nome era Nikima.

# A marca registrada de Tarzan é seu grito possante,
ó-uó-uó-uó-uó!

# Ao morrer, em 1950, Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, foi enterrado numa cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana. Na língua dos macacos, Tarzan significa "pele branca".