Família Gracie


# A família Gracie é conhecida no Brasil e no mundo por ter desenvolvido o Gracie Jiu-Jitsu ou Brazilian Jiu-Jitsu, uma adaptação da arte marcial japonesa em que os lutadores mais fracos podem competir em igualdade de condições com os mais fortes. Os criadores da técnica foram Carlos Gracie, que morreu aos 92 anos, em 1994, e Hélio Gracie. Hoje o Gracie Jui-Jitsu também é praticado no Japão.

# O patriarca da família, Gastão Gracie, conheceu o mestre japonês Maeda Koma, o Conde Koma, em Belém (PA). Em troca de abrigo na nova cidade, o oriental aceitou ensinar a arte marcial ao filho mais velho de Gastão, Carlos. Depois de quatro anos, o franzino Carlos se mudou com a família para o Rio de Janeiro e começou a se destacar como professor e lutador de Jiu-Jitsu por, vencer atletas mais fortes. Com o irmão Hélio, oficializou a nova técnica e a filosofia de vida.

# O Vale-Tudo, luta que não tem regras definidas, nasceu das apresentações e lutas dos irmãos Gracie, que queriam provar que a técnica desenvolvida por eles funcionava.

# Nos anos 50, Hélio desenvolveu uma dieta alimentar que tem como principal objetivo manter o pH das refeições e, conseqüentemente do sangue, o mais neutro possível e que ficou conhecida como a Dieta Gracie.

# Por causa de estudos de numerologia, Carlos e Hélio tinham verdadeira fixação pelas letras "R" e "C". A tradição de batizar os descendentes com essas letras é mantida até hoje pela família.

# A filosofia de vida criada pelo Gracie Jiu-Jitsu prega a abstinência ao fumo e à bebida. O sexo deve ser feito apenas para a reprodução.

# As mulheres da família não lutam Jiu-Jitsu. São criadas para ser mãe e cuidar da família.

# Carlos Gracie Neto tem o nome do avô, mas escolheu uma profissão muito diferente da maioria dos parentes: é bailarino. Mary, irmã dos criadores do Gracie Jiu-Jitsu, é freira.

# Outra tradição dos Gracie é ter muitas mulheres e filhos. Hélio tem 21 filhos de 7 mães diferentes, entre três casamentos formais e quatro informais. Carlos viveu 50 anos com a mesma mulher, Margarida, mas a amante, Vera. As duas compreendiam que o objetivo era ter o máximo de herdeiros. Um dos filhos de Carlos, Carley, já teve duas mulheres ao mesmo tempo, morando na mesma casa. Marcos, neto de Carlos, já quis montar uma comunidade para viver com suas três mulheres. A idéia só não deu certo por causa do ciúme.

# Um dos netos de Carlos, Ryan Gracie, de 33 anos, foi preso no dia 14 de dezembro de 2007, em São Paulo, depois de roubar um carro e tentar roubar uma moto. No dia seguinte à prisão, ele foi encontrado morto na cela. Exames revelaram que o lutador havia consumido cocaína, maconha e crack. Ele já tinha sido preso em 2000, acusado de esfaquear um estudante em uma festa e passou 18 dias preso. Em 2005, acusado de agredir um policial e ofender uma delegada, Ryan foi detido mais uma vez.

# Em 2000, Rockson Gracie morreu vítima de overdose em um hotel de Nova York, nos Estados Unidos. A família estranhou que o rapaz deixou de fazer contato e iniciou uma busca, que terminou com a identificação do corpo do lutador e modelo. Ele tinha sido enterrado como indigente.

0 comentários:

Postar um comentário