Tyson, O Demolidor

* Michael Gerald Tyson nasceu em 30 de junho de 1966 em Nova York, Estados Unidos.

* Ele foi descoberto por Cus D’Amato no reformatório Tryon School — depósito de delinquentes juvenis. Tinha 13 anos e os dentes estragados.

* A primeira luta do boxeador ocorreu contra Hector Mercedes, em 6 de março de 1985. Ele venceu no primeiro assalto.

* Uma das razões para a eficiência dos socos de Tyson é o fato de ser ambidestro — utilizar ambas as mãos com igual facilidade.

* Aos 20, já era o mais jovem campeão da história da categoria dos pesos pesados. Sua comemoração foi derramar champagne sobre o túmulo de Cus.

* O gancho de esquerda dessa máquina de bater já causou um impacto de 120 quilos — contra 90 quilos de Muhammad Ali e 85 quilos do brasileiro Maguila.

* Sua primeira derrota foi para James "Buster" Douglas, no dia 11 de fevereiro de 1990, em Tóquio, Japão. Tyson caiu na metade do 11º assalto.

* Casou-se duas vezes. Robin Givens, sua primeira esposa, pouco antes de se separar do atleta, declarou em uma entrevista a um canal de televisão nacional que sua vida conjugal era "uma tortura, um verdadeiro inferno, pior do que tudo que se possa imaginar". Os dois ficaram juntos entre 1988 e 1989. Sua segunda esposa foi Monica Turner. Tyson levou a moça ao altar em 1997. Eles se divorciaram em 2003.

* Em julho de 1991, Tyson foi convidado a integrar o júri do "Miss América Negra". Acabou acusado de estupro por uma das participantes, Desiree Washington. Condenado, foi para a prisão a fim de cumprir uma pena de seis anos. Por bom comportamento, passou apenas quatro anos na cadeia.

* Preso, Mike Tyson se converteu ao islamismo em 1992, e adotou o nome "Malek Abdul Aziz". Também estudou filosofia e história do boxe, e tatuou a figura de Mao Tsé-Tung no braço. Outra figura histórica gravada no corpo do lutador é Che Guevara, em seu abdômen.

* Ainda na prisão, fez uma tatuagem em homenagem ao falecido tenista negro Arthur Ashe no bíceps. Também tinha um dente encapado com ouro dezoito quilates como talismã.

* Em 28 de junho de 1997, Tyson foi desclassificado de uma luta ao arrancar a dentadas um pedaço da orelha do lutador Evander Holyfield. Por causa do incidente, tomou uma multa de 3 milhões de dólares e perdeu a licença de boxe do Nevada.

* Durante uma coletiva de imprensa em 2000, perdeu a paciência e começou a gritar: "Sou um violador condenado! Sou um animal! Sou a pessoa mais estúpida do boxe! Tenho de sair daqui antes que mate alguém?".

* Em 2003, Tyson se viu obrigado a decretar falência; suas dívidas acumulavam 40 milhões de dólares. Um feito difícil de se imaginar para alguém que, no auge da carreira, possuía um patrimônio avaliado em 300 milhões de dólares.

* Tyson encerrou sua carreira em 12 de junho de 2005, depois de ser derrotado pelo irlandês Kevin. Seu currículo contava com 50 vitórias (44 nocautes) e cinco derrotas.

* Durante passagem pelo Brasil, em 2005, o lutador agrediu um cinegrafista na boate paulistana "Lovestory". Na delegacia, com a ajuda de um intérprete, Tyson contou sua versão dos acontecimentos e foi liberado.

* No final de 2006, em dezembro, Mike Tyson foi preso em Scottsdale, Arizona, por dirigir sob a influência de álcool e cocaína. O pugilista foi condenado a um dia de prisão e três anos em regime condicional de liberdade.

* Parte da pena foi cumprida quase um ano depois, em novembro de 2007, quando Tyson foi mandado a Tent City, considerada uma das prisões mais rígidas do mundo. Lá, o ex-peso pesado vestiu o mesmo traje dos presos — listrado, preto e branco — e foi obrigado a utilizar algemas e meias rosas.

* Em 26 de maio de 2009, às 11h45, Exodus Tyson, filha de Mike, foi declarada morta após um dia de internação. A menina de 4 anos foi encontrada com o pescoço enrolado em um cabo de uma esteira, na casa da família, em Phoenix, pelo irmão Miguel, de 7 anos. Além de Exodus e Miguel, Mike Tyson possui outros cinco filhos, com diversas mulheres.

* Tyson se casou em cerimônia realizada em Las Vegas, duas semanas depois da morte de Exodus, no dia 6 de junho de 2009. Lakiha Spicer, que já era companheira do lutador antes do casamento, é a terceira esposa de Mike Tyson.

0 comentários:

Postar um comentário