Ônibus espaciais

# O ônibus espacial é uma espaçonave parcialmente reaproveitável desenvolvida pela Nasa.

# Antes de idealizar o veículo, a Nasa realizou testes com um protótipo acoplado em um avião Boeing, que foi adaptado para vôos de grande altitude.

# O primeiro ônibus espacial a entrar em órbita foi o Columbia, em 1981.

# É constituído de 3 partes: um tanque externo, dois foguetes e a nave propriamente dita.

# Na decolagem, os foguetes são os responsáveis por impulsionar a nave para o alto. Eles têm uma força igual a de 30 aviões Jumbo 747. Quando o ônibus atinge 45 quilômetros de altitude, se desprendem e caem no mar.

# O tanque externo se solta quando acaba o combustível, a cerca de 100 quilômetros de altitude.

# Em órbita, o veículo é operado por motores traseiros e 44 mini-jatos de controle. Seu nariz, asas e toda a parte inferior são revestidos por pequenas peças de cerâmica, que suportam altas temperaturas.

# A frota de ônibus espaciais da Nasa continha 5 naves: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour. A Columbia explodiu em 1º de fevereiro de 2003, durante a reentrada na órbita da Terra. Detritos que se desprenderam da própria fusilagem abriram um buraco na asa esquerda. A Challenger nem chegou ao espaço: pegou fogo 73 segundos após a decolagem.

# A Nasa passou 2 anos e meio sem realizar vôos com os ônibus espaciais após o acidente com a Columbia. Um novo grupo de astronautas, a bordo da Discovery, decolou em 26 de julho de 2005 e retornou a Terra com sucesso em 9 de agosto de 2005.

0 comentários:

Postar um comentário