Neil Armstrong

* Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 na cidade de Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos. Foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.

* Armstrong voou de avião pela primeira vez aos 6 anos, em 1936.

* Em 1955, ele se formou engenheiro aeronáutico pela Universidade de Purdue, de Indiana, Estados Unidos.

* Ele era piloto de provas da Nasa e entrou para o programa aeroespacial americano em 1962.

* Sua primeira missão no espaço foi em 1966, quando fez uma manobra de acoplamento espacial entre a nave Gemini 8 e o foguete Agena.

* Comandou a missão Apollo 11 em sua segunda viagem espacial. Quando chegaram à Lua, usando o módulo lunar Eagle, ele e o astronauta Edwin "Buzz" Aldrin ficaram cerca de duas horas explorando o solo do astro, coletando materiais e fotografando.

* O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul de Armstrong.

* Deixou a Nasa em 1971 e foi dar aulas de engenharia espacial na Universidade de Cincinatti, nos Estados Unidos.

* Em 1994, o ex-astronauta processou a empresa Hallmark, que faz cartões comemorativos, por ter usado a famosa frase "Esse é um pequeno passo para um homem" em um cartão de Natal.

* Em 1º de junho de 2005, foi divulgado que o astronauta queria de volta uns fios seus de cabelo que o dono de um salão de cabelereiro de Libanon, Estados Unidos, havia vendido para um colecionador. Armstrong exigiu a devolução dos chumaços e alegou que isto era violação de sua intimidade. O comprador, que gastou 3 mil dólares na transação, é o detentor da maior coleção de cabelos de celebridades do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário