Sputnik


# O Sputnik foi o primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética. O lançamento aconteceu em 4 de outubro de 1967, do Cosmódromo de Baikonur, na antiga União Soviética (atual Cazaquistão).

# Esse satélite foi o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra.

# Era uma esfera de 58,5 cm (o mesmo que uma bola de basquete) e pesava 83,6 Kg. Tinha quatro antenas - duas mediam 2,4 metros e as outras duas, 2,9 metros.

# Sputnik deixou a Terra em um foguete R-7, que pesava quatro toneladas.

# Sua função era enviar para a Terra um sinal de rádio com freqüência de 20 e 40 mega watts, facilmente captado por rádios amadores.

# Por meio da duração do "bip", os técnicos soviéticos tinham informações sobre a temperatura e a pressão no espaço, além de terem a certeza que Sputnik não tinha sido atingido por nenhum meteorito.

# Sputnik ficou no espaço por três meses, mas as duas baterias, feitas de rádio e zinco, só alimentaram os transmissores por 22 dias.

# A palavra "sputnik" significa amigo, companheiro de viagem.

# O lançamento de Sputnik causou pânico nos Estados Unidos. Seis meses depois do lançamento do satélite artificial uma pesquisa mostrou que 60% dos americanos acreditavam que uma guerra nuclear era iminente, e que, por causa dela, metade dos americanos morreria.

0 comentários:

Postar um comentário