Laika

# Seu nome era Kudriavka – Laika. A cadela foi o primeiro ser vivo a ir para espaço, no dia 3 de novembro de 1957, às 22h28.

# Ela foi capturada nas ruas de Moscou. Acreditava-se que um cachorro de rua teria mais resistência aos treinamentos, já que lutava diariamente por sua sobrevivência.

# O objetivo da missão era analisar quanto o organismo de um ser vivo suportaria nas condições espaciais.

# Laika passou pelos mesmos testes de um ser humano e foi escolhida por ser uma vira-lata e apresentar peso e altura ideais: menos de 6 quilos e 35 centímetros.

# Quando foi para o espaço, Laika vestia um macacão repleto de captadores que acompanhavam seus batimentos cardíacos, pressão arterial e freqüência respiratória.

# Muitos boatos surgiram sobre sua morte, que só foi esclarecida em 2002. Um dos organizadores da missão, Dmitri Malashenkov, revelou que Laika morreu depois de um período de sofrimento, horas depois da decolagem. Assustada com o barulho do lançamento, seu coração chegou a bater três vezes mais rápido do que o habitual. Em órbita, Laika se acalmou, mas problemas com a temperatura na cápsula, que atingiu 41ºC, foram fatais. Cinco horas depois de ir para o espaço, Laika não deu mais sinais de vida.

# A cápsula onde estava o corpo de Laika foi consumida pela atmosfera no dia 14 de agosto de 1958.

0 comentários:

Postar um comentário