Tango

* O gênero musical tipicamente argentino nasceu por volta de 1877 na cidade de Buenos Aires . Os negros libertos após a abolição da escravatura, promulgada no país em 1813, moravam em sua maioria no bairro Montesserat, onde costumavam se reunir para tocar e dançar.

* Os locais em que aconteciam as festas eram chamados de "tangos". Há várias versões para a origem do nome. Alguns acreditam que ela venha de "tambor", amplamente usado nas músicas de inspiração africana.

* Outros afirmam que o termo é uma adaptação de Xangô, nome do deus da guerra na religião afro. Existe ainda um terceiro grupo que diz tratar-se de uma palavra de um dialeto cujo significado é "aproximar-se, tocar".

* Independente da polêmica, as batidas fortes dos tambores africanos seduziram os argentinos descendentes de espanhóis. O ritmo, então, ganhou toques da música européia e assumiu a forma que tem hoje. A dança, por sua vez, foi considerada "luxuriante" e "indecente" durante muito tempo.

* Um dos tangos mais conhecidos é "Por Una Cabeza", composto em 1935 pelo cantor Carlos Gardel. Em uma das cenas mais famosas do filme "Perfume de Mulher" (1992), o militar cego interpretado por Al Pacino dança essa música acompanhado da atriz Gabrielle Anwar.

4 comentários:

Anônimo disse...

huummmm , legal !

Anônimo disse...

Me ajudou no meu trabalho, agradeço.

Anônimo disse...

Me ajudou muito no trabalho de Espanhol, obrigada!

Anônimo disse...

Me ajudou muito no trabalho de ciências, obrigada!!

Postar um comentário