Bossa Nova

* Por volta de 1932, o compositor Noel Rosa ouviu a expressão "bossa" em sala de aula, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Na época, a palavra significava - no jargão médico - "protuberância arredondada na superfície óssea do crânio" que, de acordo com uma ciência chamada frenologia, determinava a vocação e capacidade das pessoas. Ele acabou usando a palavra no samba "São Coisas Nossas", empregando "bossa" com o sentido de aptidão, vocação.

* Um grupo de sambistas formado por Mario Reis, Luiz Barbosa e Ciro Monteiro adotou o termo e passou a se auto-denominar "cantores de bossa".

* Na década de 1950, a gíria já tinha se espalhado pela cidade e qualquer coisa original ou extravagante era chamada de "bossa".

* Em 1958, o show de um grupo de música moderna foi anunciado como "Show com Sílvia Teles e um conjunto de bossa nova" pelo Grupo Universitário Hebraico. O participante do evento, compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli passou a usar "bossa" para definir aquele tipo de música - uma mistura de samba, bolero e jazz.

* A música "Desafinado", composta por Tom Jobim e Newton Mendonça, é considerada o primeira música de Bossa Nova. O termo aparece na letra, no trecho "Se você insiste em classificar/ Meu comportamento de anti-musical/ Eu mesmo mentindo devo argumentar/ Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural".

* O músico João Gilberto é conhecido como "Pai da Bossa Nova".

0 comentários:

Postar um comentário