Deserto

* Deserto é uma região que recebe pouca chuva (de zero à 500 mililitros por ano) e que tem um índice elevado de evaporação atmosférica, ou seja, é um lugar que perde mais água do que ganha.

* Algumas regiões polares são consideradas desérticas por receberem pouca chuva (cerca de 250 mililitros por ano), no entanto, nessas regiões, a evaporação da água do solo é quase nula, devido a cor branca da neve que reflete o calor, e a umidade do ar é alta.

* Em um deserto convencional o tempo é quase sempre seco, os dias quentes e as noites frias.

* Apesar da imagem que se tem do deserto, com montes de areia sem fim, a areia só ocupa 20% da área total dos desertos do mundo.

* Ela é resultado do acúmulo de sedimentos carregados pelo vento. A maior parte da areia está nos desertos que ficam na região dos ventos alísios, que são duas fortes correntes de vento que se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Nessa região fica o maior deserto do mundo, o Saara.

* A região dos ventos alísios também é muito quente, pois os ventos fortes empurram as nuvens, aumentanto a quantidade de raios solares que incidem sobre a terra.

* A maioria dos desertos são planícies cheias de cascalho solto e pedras. Alguns, que no passado foram leitos de lagos e rios, apresentam acúmulos de sal, gesso e pedras preciosas. O deserto do Atacama, no Chile, por exemplo, é um grande reservatório de nitrato de sódio, conhecido como salitre.

* Os animais e plantas que habitam os desertos têm capacidades especiais para manter a umidade interna. Escorpiões e outros insetos têm o exoesqueleto (a carapaça) mais duro que o normal. Ele funciona como um tanque, mantendo o calor fora. Mamíferos e pequenos répteis ficam entocados o dia todo, só saem para se alimentar durante a noite, quando é mais frio. Além de não se queimarem no sol, a respiração dentro da toca abafada deixa o ambiente mais úmido.

* As plantas que sobrevivem no deserto são tolerantes a seca e ao sal. Elas armazenam água como for possível, no caule, na raiz ou até nas folhas. Algumas possuem raízes bem longas para alcançar lençóis freáticos.

0 comentários:

Postar um comentário