Jovem Guarda

* Roberto Carlos, o "Tremendão" Erasmo Carlos e Wanderléa, a "Ternurinha", formavam a santíssima trindade do movimento musical que começou em 1964.

* Um ano depois de despontarem nas paradas, os três artistas assumiram o comando do programa "Jovem Guarda", na TV Record. O nome da atração foi inspirada em um trecho do discurso do líder revolucionário russo Lênin: "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Mas, no final, acabou batizando toda uma leva de cantores e bandas nacionais que incorporaram às suas composições elementos do rock’n’roll norte-americano.

* Além da música, a Jovem Guarda influenciou a linguagem e os padrões de comportamento da moçada.

* Wanderléa e Erasmo fazem aniversário no mesmo dia, 5 de junho.

* A minissaia, por exemplo, virou coqueluche depois de expôr as pernas de Wanderléa. Os bordões falados por Roberto e Erasmo, considerados os equivalentes tupiniquins de John Lennon e Paul McCartney (dos Beatles), eram repetidos por todos os fãs. No auge da sua popularidade, o Jovem Guarda chegou a mobilizar 3 milhões de espectadores só em São Paulo, onde era transmitido ao vivo. As cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife assistiam a gravações. O programa saiu do ar em 1968.

0 comentários:

Postar um comentário