A realeza

# O corredor mais comprido do mundo fica construído na Grande Galeria do Museu do Louvre, em Paris. Foi construído em 1607 pelo rei Henrique IV. Em dias de chuva, o rei ficava andando por ali. Até praticava caça à raposa no corredor.

# O rei francês Luís XIV tinha 413 camas. Em sua corte, o prestígio das pessoas era medido pelo peso da cadeira em que lhes era permitido sentar: quanto maior o peso, maior o prestígio. Apenas o rei e a rainha podiam usar cadeiras com braços.

# Um pequeno elevador foi instalado no palácio de Versalhes, na França, em 1743. Ligava o quarto do rei Luís XV aos aposentos de sua amante, madame de Châteauroux, no andar de baixo.

# Em um jantar normal, o rei Luís XIV comia 4 pratos de sopa, dois faisões inteiros, 2 pedaços de presunto, 1 salada, carne de cabrito com alho, frutas, doces e 1 ovo cozido. Depois que ele morreu, descobriu-se que seu estômago era 2 vezes maior que um estômago normal.

# A rainha Vitória, da Inglaterra, não permitia que o trem real viajasse a mais de 45 km/h. Uma vez, ela percebeu que o trem andava a uma velocidade superior a isso e mandou açoitar e demitir o maquinista.

# Pedro, o Grande, imperador da Rússia entre 1682 e 1725, era realmente grande: tinha 2,13 metros. Já o temível Átila, rei dos Hunos, media 1,06 metro.

# Akbar, um imperador indiano do século XVI, usava um jardim inteiro como tabuleiro de xadrez. As peças eram dançarinas de seu palácio. Os jogadores ficavam sentados no alto de uma torre e ordenavam os movimentos às peças vivas.

# Em 1819, no reinado de Luís XIII, a população de 700 mil habitantes, tomou 600 mil banhos, média de menos de 1 banho anual por habitante.

# Luís XIII tomou seu primeiro banho aos 7 anos de idade, porque na época havia o temor de que a água amolecesse o organismo e impedisse o crescimento.

# A banheira que Luis XIV mandou instalar no Palácio de Versalhes, por absolutamente falta de uso, foi convertida em fonte de jardim.

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei

Postar um comentário