Civilização Egéia

Civilização Egéia, termo utilizado para referir-se à Idade do Bronze que se desenvolveu (3000-1200 a.C.) às margens do mar Egeu, na ilha de Creta, nas ilhas Cíclades e no centro da Grécia. Suas principais culturas foram a minóica, que floresceu em Creta e alcançou seu apogeu em meados da Idade do Bronze (c. 2000-1450 a.C.), especialmente, em Cnossos e Festos; e a micênica, que se desenvolveu no final da Idade do Bronze (c. 1450-1100 a.C.) em Micenas, Tirinto e Pilos.

Os escritores da Grécia antiga contavam histórias de uma remota ‘ idade dos heróis’ mas não se conheceu nada de concreto, sobre a civilização egéia, até fins de século XIX, quando começaram as escavações arqueológicas nos sítios das legendárias cidades de Tróia, Micenas, Cnossos, e outros centros da Idade do Bronze. Ver também Minotauro; Minos; Guerra de Tróia; Agamenon; Arte e arquitetura das Cíclades; Arthur Evans


A máscara de Agamenon
A chamada máscara de Agamenon foi encontrada em uma tumba micênica por Heinrich Schliemann em 1876. Embora este acreditasse ter descoberto as tumbas dos heróis da Guerra de Tróia, os túmulos e a máscara pertencem realmente a uma fase anterior da cultura micênica que, junto com a cultura minóica, faz parte da civilização do Egeu.
Ao lado a máscara de Agamenon


A Porta dos Leões
A Porta dos Leões, situada no muro exterior que rodeia o palácio de Micenas (construído por volta de 1300 a.C.), foi construída em pedra calcária. Sobre o grande dintel, vários blocos de pedra formam um triângulo, no qual encontram-se leões em relevo, talhados de ambos os lados de uma coluna sagrada minóica. As cabeças das feras, que não foram conservadas, eram peças independentes feitas de metal ou de pedra.

1 comentários:

Anônimo disse...

grande arte egeia

Postar um comentário