Maias

O povo maia tem origem incerta, mas antigas escrituras podem ligá-la ao platônico povo atlânte. Os maias se instalaram onde hoje é o sul do México, a Guatemala e Honduras por volta do ano 1000 a.C. A sucessão de descobertas arqueológicas, a partir do século passado, indica o desenvolvimento de uma das mais notáveis civilizações do Novo Mundo, com arquitetura, escultura e cerâmica bastante elaboradas. Sem dúvida nenhuma, essa civilização se baseou nos conhecimentos das culturas arcaicas, anteriores mesmo ao século X a.C.. Mas, foi a decifração dos ideogramas da escrita maia que permitiu reconstituir parcialmente a história deste povo magnífico. A história dos maias pode ser dividida em três períodos: o pré-clássico (1.000 a.C. a 317 d.C.); o clássico ou Antigo Império (até 889 d.C.); e o pós clássico ou Novo Império (também conhecido como "renascimento maia" até 1697). Da idade pré-clássica pouco se conhece, mas pode se afirmar que, neste período, já existia uma estrutura social e religiosa como uma classe sacerdotal especializada em matemática e astronomia. Provavelmente, foi nessa época que foi criado o calendário maia. O fim da idade pré-clássica e o começo da idade clássica foram estabelecidos com base nas primeiras datas que puderam ser decifradas nos monumentos.

As Ruínas de Copán, a oeste de Honduras, foram descobertas em 1570 por Diego Garcia de Placio. Um dos locais mais importantes da civilização maia, estas Ruínas não foram escavadas até o século XIX. Suas fortalezas e praças públicas imponentes caracterizam suas três fases principais de desenvolvimento, antes que a cidade fosse abandonada no início do século X.

Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia, como eclipses solares e movimentos dos planetas, e sobre matemática, lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão. Na realidade são dois calendários sobrepostos: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365 dias. O haab era dividido em dezoito meses de vinte dias, mais cinco dias livres. Para datar os acontecimentos utilizavam a "conta curta", de 256 anos, ou então a "conta longa", que principiava no início da era maia. Eles determinaram com exatidão incrível o ano lunar, a trajetória de Vênus e o ano solar (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos). Inventaram um sistema de numeração com base 20 e tinham noção do número zero, ao qual atribuíram um símbolo.

Os maias utilizavam uma escrita hieroglífica que ainda não foi totalmente decifrada. Os cientistas, estudiosos da civilização maia, comprovaram que os antigos fizeram muitas observações do Sol, durante sua passagem pelo zênite, na praça cerimonial de Copán. Esta descoberta reafirma que os maias foram grandes astrônomos e que viveram seu período de esplendor entre os anos 250 a 900 d.C.. Durante os solstícios e os equinócios, a posição do Sol gera alinhamentos especiais entre os vários monumentos, altares e outras estruturas da principal praça do sítio arqueológico maia de Copán.

Hoje, o vale de Copán, como outros sítios arqueológicos, é declarado Patrimônio da Humanidade, resguardando o centro dos cerimoniais da civilização maia, que floreceu na América Central no primeiro milênio da Era Cristã.

28 comentários:

Anônimo disse...

olá,e o site é bom,recomendo á todos que forem estudar história !

Anônimo disse...

site chayiookjyhbhg

Anônimo disse...

num prestou pra porra nehuma

Anônimo disse...

nossa meu deus eu estava em apuros e vc me ajudou

Taiisiinha disse...

Nossa me ajudou Muiitoooooooo esssa pagina..Paraéns Quem feeez esse blog !

Anônimo disse...

mt bm esse site

Anônimo disse...

MUITO RUIM UMA MERDA DO CARAMBA

Anônimo disse...

poow eu só quero resumoo

Jacke da silva queiroz disse...

esse povo e mal agradecido amei esse blog mt bom valeu

Anônimo disse...

me ajudou muito no trabalho de historia valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não ajudou em nada,

Anônimo disse...

olha acho que vc poderia ter trabalhado mais nas curiosidades mas seu blog é ótimo! adorei

Anônimo disse...

Olá, achei um pouco vago demais,para um povo que dizem ter sido os mais inteligentes do planeta,falta muita coisa a ser escrita, acredito eu, o que está escrito aí, não é nenhuma novidade.

Anônimo disse...

esse povinho só presta pra criticar. se ta ruim faz um melhor seus FDP.. ñ foi pra tds só os q criticam

Anônimo disse...

muito bom,ajudou muito. ñ concordo co os q criticaram

Anônimo disse...

Nao ajudou em nada echei que teria mais sobre as curiosidades

Anônimo disse...

uma merda nao ajudou nada

Anônimo disse...

essas pessoas sao ppfb esse blog me ajudou muito

Anônimo disse...

olha se isso fosse mas inumerado ia ser uma belezura....

Anônimo disse...

bom eatava procurando mais naum entendo muito mais mt obrigada

Anônimo disse...

estou procurando uma coisa mais sensata mais certa

Anônimo disse...

bom maas eu queria so as curiosidades numeradas

Mariianiinha disse...

Muito bom, me ajudou bastante !

Anônimo disse...

Gostaria de um resumo teria como vc fzr um pfv ? Obrigada !!

Anônimo disse...

queria um resumo esse não cabe na apostila de história

Anônimo disse...

isso e muito bom vou continuar estudando assim vou ficar otima em Historia

Anônimo disse...

que porcaria,nn me ajudou em nada

Anônimo disse...

que bosta mais abostada

Postar um comentário