Cabelos brancos afinal não resultam do stress

Um estudo demonstra que são os genes os principais responsáveis pelos cabelos brancos que se vão adquirindo ao longo da vida. O stress ou a dieta pouco interferem nesta equação.

As conclusões resultaram de uma pesquisa para a qual foram recrutadas mais de 200 irmãs gémeas, homozigóticas e heterozigóticas (verdadeiras e falsas), entre os 59 e os 81 anos. Os cientistas praticamente não encontraram diferenças na quantidade de cabelos brancos das gémeas idênticas, que partilham os genes, mas a situação alterava-se nas gémeas "falsas", cujos genes diferem.

Segundo a BBC, o estudo, publicado na revista PLoS One, vem fornecer contrariar uma série de outras teorias avançadas com poucas bases científicas, que atribuíam a factores externos, como o stress ou a dieta, o aumento dos cabelos brancos nas mulheres.

"Isto significa que, para a maioria das pessoas, ficar com cabelos brancos não resulta de algo que tenham feito, mas de factores genéticos que estão para além do seu controlo", referiu Nina Goad, da Associação Britânica de Dermatologistas. A especialista reconhece que podem existir excepções a esta regra, mas que geralmente não é o estilo de vida a determinar a perda de cor nos cabelos.

David Fisher, especialista do Dana Faber Cancer Institute, conduziu igualmente uma pesquisa nesta área e corrobora os resultados, atribuindo à genética um papel decisivo. Porém, acrescenta que a exposição a certos tipos de químicos pode levar a que os cabelos fiquem brancos mais cedo do que os genes determinam.

0 comentários:

Postar um comentário