Dormir consolida a aprendizagem

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, assinalam que há um vínculo entre o conteúdo do sono e a aquisição do conhecimento susceptível de ser aplicado na prática, ou seja, tirar uma soneca após estudar ajudaria a reafirmar a informação.


A pesquisa mostrou que a aquisição de conhecimentos melhora nas pessoas que dormem logo após estudar. Em contrapartida, aqueles que não dormem mostram mais dificuldades a realizar tarefas anteriormente propostas.

O estudo, que foi publicado na revista de divulgação científica Current Biology, mostrou que propuseram a um grupo de voluntários várias possibilidades para escapar de um determinado labirinto digital que depois foram separados em dois subgrupos. Os primeiros foram motivados a tirar uma soneca, no entanto os outros seguiram com suas atividades quotidianas.

Depois de algumas horas, aqueles que dormiram mostraram ser bem mais capazes de escapar do labirinto dos que aqueles que não tinham descansado. Especificamente, os voluntários que manifestaram ter sonhos relacionados com as saídas do labirinto foram os que tiveram maior sucesso para encontrar na prática.

- "Os sonhos podem ser um indicador de que o cérebro está trabalhando no mesmo problema a muitos níveis", assegurou o doutor Robert Stickgold, que liderou esta pesquisa. Por sua vez, Erin Wamsley, co-autora do estudo, sugeriu que o cérebro inconsciente trabalha nas coisas que considera mais importantes.

Segundo os especialistas, este fenômeno poderia ser utilizado para melhorar a aprendizagem e a memória. Por exemplo, ao estudar antes de deitar para dormir, ou tirar uma soneca após ter estudado pela tarde incrementaria as possibilidades para consolidar a aprendizagem para que fosse colocada em prática com sucesso um pouco mais tarde.

0 comentários:

Postar um comentário