As rugas e marcas de expressão

As rugas são belas e ademais úteis. Pelo menos é o que afirma um estudo britânico recente afirmando que as pessoas que têm muitas rugas são menos propensas a padecer câncer de pele. Os médicos observaram que a maioria dos pacientes intervindos por tal motivo tinham a pele com pouca ou nenhuma ruga.

No estudo realizado com 239 voluntários septuagenários, estabeleceram uma classificação de um a oito por abundância e profundidade das rugas e marcas de expressão. Levaram em conta também outros fatores como a idade, o sexo e o hábito de fumar. E efetivamente, comprovaram que as pessoas com um índice de rugas igual ou maior que cinco o risco de contrair câncer de pele era inferior em até 90%, comparado com as outras pessoas. As causas ainda não foram completamente esclarecidas, mas os estudiosos propõem uma hipótese:

"A irradiação solar destrói o colágeno da pele, isto é a proteína responsável pela elasticidade e viço, cujo déficit é precisamente a causa das rugas. Nas pessoas com pele lisa, pelo visto, o colágeno é substituído por um fator de crescimento denominado TOP-Beta, cujo crescimento prejudica o sistema imunológico, o que explicaria talvez a maior propensão das pessoas sem ruga ao chamado basalioma, que é a forma de câncer de pele mais frequente."

0 comentários:

Postar um comentário