O primeiro retrato falado

Percy Lefroy Mapleton, possivelmente ninguém tenha ouvido falar sequer o nome do personagem do qual vou falar neste artigo. No entanto, tanto Mapleton como seu peculiar retrato, ocupam um lugar de honra na história da criminalística e da investigação policial moderna.

Ele ficou mais conhecido como o "Assassino da Ferrovia", apelido criado pela imprensa da época, e tudo ocorreu em 1881 quando Mapleton se viu envolvido na morte de duas pessoas enquanto viajava no trem que fazia o trajeto Londres-Bringhton.

Em um primeiro momento Mapleton declarou que também foi atacado por desconhecidos, mas que conseguiu escapar. A polícia não engoliu esta história em nenhum momento, mas apesar de interrogá-lo várias vezes não conseguiram provas claras para incriminá-lo, motivo pelo qual não foi detido em nenhum momento.

Pouco tempo depois, o achado de um novo cadáver próximo a ferrovia proporcionaria novas pistas que apontavam sem nenhuma dúvida para Mapleton. Mas já era tarde, quando foram detê-lo, já tinha escapado.

O descontentamento na Scotland Yard pela fuga foi maiúsculo e dispuseram-se de todos os meios possíveis para sua captura. Distribuíram uma descrição detalhada que foi publicada no Daily Telegraph, mas sobretudo, com a ajuda de um desenhista e várias pessoas que conheciam Mapleton fizeram um desenho com seu aspecto. Este foi o primeiro retrato falado da história que estampava um cartaz de "Procura-se" distribuído por toda Inglaterra e publicado também no periódico descrito acima.

O resultado não foi, por assim dizer, animador pois a grande expectativa mediática originada, fez com que centenas de Mapleton fossem vistos por todo o país.

Finalmente, ainda que não pelo retrato falado, Mapleton foi preso. Sua localização foi descoberta graças a um telegrama do próprio Mapleton enviado a seu chefe pedindo que lhe mandasse o salário a seu novo endereço. Quando o detiveram declarou: "Não penso dizer nada e não responderei a nenhuma pergunta, mas quero esclarecer que sou inocente".

Mapleton era muito vaidoso, e como não estava nada contente com a forma que aparecia no primeiro retrato falado da história, desta vez preocupou-se de que o ilustrador encarregado de cobrir o julgamento desenhasse-o bem parecido mantendo sempre uma pose aparente e serena.

O júri demorou dez minutos em sua deliberação e Mapleton foi declarado culpado.

Ele foi executado em 29 de novembro de 1881 e o retrato falado passou a fazer parte das investigações policiais por todo o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário