Krummlauf,a arma que matava o inimigo na curva

Se algum dia você já usou a infame piadinha sobre a arma para matar viado na curva, pois saiba que ela existiu. O Krummlauf era um acessório para o fuzil de assalto alemão Sturmgewehr 44 desenvolvido durante a II Guerra Mundial. Como é possível ver nas fotos (ou no vídeo ao final do post) este "alargador curvado", permitia atirar em um inimigo na esquina desde um lugar seguro. Para não disparar às cegas incluía ademais um visor periscópio.


Foram fabricadas duas variantes do Krummlauf: o "I" empregado pela infantaria, e também o "P", que era usado dentro dos tanques para poder atirar nos ângulos cegos ante o assédio de tropas de infantaria inimiga. Assim mesmo existiam versões com dobras em ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º.

Tratava-se logicamente de uma arma experimental e não foi fabricada em grande escala. A versão que maior expansão teve foi a "I" com dobra de 30º. Este acessório tinha uma vida útil muito curta -somente 300 tiros para a versão de 30º e 160 disparos para a de 45º-.

Além de sua curta vida útil, possuía outras limitações. Por exemplo, as balas tendiam a fragmentar-se assim que atravessavam a curva, motivo pelo qual, em vez de disparar uma bala, terminava disparando uma rajada de fragmentos. Para minimizar o risco de explosão por acumulação de gases, incluía duas aberturas laterais que atuavam como válvulas de escape.

Pese a que era inútil a longa distância, a arma resultava letal a curta distância. Diz-se que com o Krummlauf "I" de 30º era possível atingir um agrupamento desde uma distância de 100 metros.

Este conceito inspirou um acessório israelense atual chamado CornerShot.

0 comentários:

Postar um comentário