Machu Picchu

Machu Picchu é o nome dado às ruínas da cidade dos Incas, situada entre dois cumes, localizada no Peru. O termo Machu Picchu significa "Velho Pico". Muitos estudiosos afirmam que esta cidade é a misteriosa Tampu Tocco revelada por Montesinos, um padre do século XVII. Segundo esse padre, muito antes dos Incas, a dinastia dos Amautas governava os Andes. Depois das invasões bárbaras, por volta do ano 800, o Rei Amauta foi morto; surge assim a figura de Manco Capac, ele então se apoderou de Cuzco, antiga capital dos Amautas e fundou o Império Inca. Muitos historiadores chegam a negar a existência de Manco Capac, afirmando este ser um mero herói lendário. É muito provável que Manco Capac não se trate apenas de um homem, mas sim de uma dinastia.
O Quipu era a única forma de escrita dessa civilização. O Quipu eram cordas coloridas desfiadas, tanto os nós quanto as cores eram sinais lingüísticos. A maioria desses cordões, foram destruídos pelos espanhóis, pois eles os tomaram como feitiçaria.
A dinastia dos Incas parece ter tido a sua origem cerca do ano 1200 da nossa era. Montesinos, porém, assegura-nos que a história pré-inca é mais antiga que o Dilúvio.
Através dos espanhóis que os conquistaram, pudemos saber que os Incas eram governados por princípios antigos: o trabalho era obrigatório para todos, inclusive para o soberano. Eles desprezavam as riquezas; o ouro servia apenas a fins técnicos. Lá não havia dinheiro, devido a isso, os impostos eram pagos sob a forma de trabalho: Mit'a. O pão era gratuito para todos. Aos cinqüenta anos, todos podiam se aposentar, passando a ser mantidos pela comunidade, assim como os doentes. A legislação devia ser respeitada e a pena de morte era algo corrente.
Conta-se que antes dos incas tudo era pobreza e desordem, por esse motivo, o Sol enviou um dos seus filhos e uma de suas filhas para ensinar os homens a cultivar os campos e a se organizarem. O chefe Inca era alvo de grande devoção e homenagem. Os incas, portanto, era chefiados por um Inca considerado um deus. Acredita-se que Machu Picchu foi propositalmente abandonada e teve seus caminhos bloqueados para impedir a aproximação dos espanhóis. Isso pode ser confirmado pelo fato de não ter sido encontrado nem ouro nem prata, nem qualquer outro objeto de valor, o que era muito comum naquela civilização. Além disso, o império inca contava com milhares de pessoas, incluindo soldados, por esse motivo, é impossível aceitar a hipótese dos incas terem sido derrotados por pouco mais de 200 espanhóis. Foram achados, portanto, apenas 164 esqueletos, muito pouco para uma civilização que deve ter sido composta por milhares de pessoas.
Durante cinco séculos aproximadamente, Machu Picchu permaneceu escondida sob a vegetação peruana. A cidade só foi descoberta no dia 24 de agosto de 1911 pelo jovem arqueólogo e professor de História, chamado Hiram Bingham.
Atualmente, Machu Picchu está aberta ao turismo. Uma das principais atrações do lugar é o Relógio do Sol feito de pedras, localizado no ponto mais alto da cidade. Há também a Tumba Real, onde o arqueólogo Hiram Bingham encontrou algumas múmias.

0 comentários:

Postar um comentário