Os humanos não podem caminhar em linha reta

O ser humano é capaz de realizar todo tipo de ações, desde as mais triviais às mais transcendentes, mas incrivelmente não somos capazes de fazer algo tão simples como caminhar em linha reta. Essa, pelo menos, é a conclusão de um estudo realizado no Instituto Max Planck: se caminhamos com os olhos fechados, no meio da noite ou a escuras, isto é, sem nenhum apoio, não poderemos caminhar em linha reta. De uma forma ou outra inclinaremos para um lado ou outro e terminaremos caminhando em círculos.


Isto, em princípio, poderia ter vários motivos: pensa-se que pode ser devido ao predomínio de um hemisfério cerebral sobre o outro ou graças à mínima diferença no tamanho das pernas que todos temos. De toda as formas, de acordo ao estudo não há nenhuma causa concreta. Claro, não quer dizer que não exista uma causa senão que não é conhecida e portanto não é nenhuma das recém-mencionadas (talvez seja uma somatória, mas o verdadeiro é que ninguém sabe).

Vejam na imagem que a linha amarela representa uma pessoa com os olhos vendados caminhando de dia, e que apesar de estar vendada via algo. As linhas azuis, por outro lado, representam pessoas que foram submetidas à prova em horas noturnas. A diferença é notável e os resultados repetiram-se uma e outra vez.

Alguns nconseguiram andar somente alguns poucos metros e já ficaram enjoados e perderam totalmente a coordenação. Curioso se levarmos em conta a utilidade que deve ter sido esta capacidade ao homem em suas origens, quando devia competir com outras espécies pela sobrevivência.

1 comentários:

Pedro Martins | glugu disse...

Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu que tristeza eu quando criança eu tentava caminhar em linha reta mais sempre achando que estava conseguindo

Postar um comentário