Lula-vampira-do-inferno - relíquia das profundezas

A lula-vampira-do-inferno - Vampyroteuthis infernalis é um cefalópode que vive nas águas profundas do Atlântico e do Pacífico - numa zona onde não há penetração de luz, com uma profundidade de 400-1000mts e uma concentração de oxigênio de 3%.

Esta espécie de lula tem um único filamento retrátil sensível, isolado e bipartido. Normalmente, tem cerca de 15 centímetros. Seu corpo é gelatinoso e muda de cor dependendo das condições de iluminação. Possui uma membrana ligando os oito tentáculos, com ventosas nas extremidades, e fileiras de espinhos moles.


Para a viver em um ambiente tão especial a lula-vampira-do-inferno conta com várias adaptações importante. Está realmente bem equipada. Quando você pensa que ela já mostrou todos os truques que sabe fazer, ela surpreende. Veja no vídeo.

Seu metabolismo é incrivelmente baixo. O pigmento hemocianina dá ao animal um sangue azul, que de forma eficiente liga e transporta oxigênio. A musculatura é um sistema perfeito de equilíbrio, onde a densidade do corpo, devido ao alto teor de tecido de amônia, praticamente corresponde à densidade da água do mar. Isto permite que o animal mantenha uma flutuabilidade com pouco esforço e proporciona uma mobilidade suficiente.

Um par de pequenas "asas" servem como seu principal meio de transporte. O flagelos velares, escondidos em dois sacos, podem esticar para muito além dos tentáculos. Este animal controla muito bem seus órgãos de bioluminescência - photophores e é capaz de produzir desorientação com flashes de luz que podem durar vários minutos. Além disso, pode controlar o brilho e tamanho das manchas de cor.

Seus olhos podem distinguir as silhuetas de outros animais, a lula-vampira nada flutuando por cima. Para proteger sua detecção dos outros animais, emite um brilho azulado de suas próprias membranas. A luz dilui o contorno do animal, escondendo-o do ponto de vista de baixo. Ela possui também um par de fotorreceptores alertantes situados no topo da cabeça.

Em caso de perigo extremo, ela usa seu saco de tinta, criando uma nuvem de muco pegajoso bioluminescente contendo inúmeras bolas azuis brilhantes. A cortina de luz oprime o predador e dura até 10 minutos, tempo suficiente para ela escapar na escuridão.

Os flagelos disparam para auxiliar na deriva. Caso eles toquem em qualquer objeto ou percebam vibrações externas, o animal se agita em movimento rápido e caótico. O uso do saco de tintas exige grandes inputs de energia, enquanto o muco é reposto, a lula-vampira-do-inferno usa outros truques de defesa - os fogos bioluminescentes em conjunto com tentáculos retorcendo trajetórias caóticas brilhantes e de movimentos imprevisíveis, transtorna o predador e dificulta a caça.

Ela consegue ainda adotar um posição de proteção, agrupando os tentáculos bem acima de sua cabeça, evitando um ataque sobre as partes vitais do corpo. A posição lembra uma abóbora - os tentáculos voltam-se para dentro, fechando o corpo. Se um predador morde a ponta dos tentáculos, o animal volta a crescer.

0 comentários:

Postar um comentário