Será que os ingleses sabem que seu hino é originário de uma fístula anal?

Luis XIV, conhecido como "o Rei Sol", estandarte da monarquia absolutista, levou a França a uma de suas épocas mais gloriosas. Logicamente, nem todos os dias foram de mel e rosas já que durante vários anos ele sofria em silêncio com as hemorroidas, para ser mais exato e preciso, de uma "fístula anal". O rei fez vários tratamentos, próprios da época, que não serviram para outra coisa senão que piorar a condição do furico real.


Só que aquilo chegou a uma situação tão insustentável que ele ordenou a seu médico pessoal, Charles Félix de Tassy, um remédio definitivo. Este decidiu que a única solução era uma intervenção cirúrgica... que nunca havia sido feita antes. De modo que Charles decidiu experimentar com outros pacientes que não tinham problema algum e após várias intervenções, e algum outro contratempo com os "voluntários", decidiu que já estava preparado.

Em 1686, o rei adotou uma posição frango assado nada real e Charles pôs as mãos à obra. A intervenção foi todo um sucesso e após alguns meses de recuperação, o Rei Sol apareceu montado em seu cavalo. A cura do rei foi motivo de alegria para todo o povo e um dos melhores músicos da época, Jean Baptiste Lully, francês de origem italiana, decidiu compor a canção "Grand Dieu sauve lhe Roi" (Grande Deus salve o Rei) que mais tarde chegaria a converter-se no hino da monarquia até a revolução francesa e, posterior, guilhotinamento de Luis XVI (o último Luis).

Em 1714, George Friedrich Handel estava visitando a França onde "Grand Dieu sauve lhe Roi" era o número um na lista de sucessos da época e ficou com aquela música chiclete grudada na cabeça.

Handel, que já tinha sido músico de câmera do príncipe Jorge em Hanover, mudou-se definitivamente para Londres onde compôs suas melhores canções. Foi ali que certo dia surpreendeu-se cantarolando àquela musiquinha que tinha escutado na França, decidiu fazer um novo arranjo e em 1º de agosto presenteou Jorge I -quando foi nomeado rei da Inglaterra- como se fosse própria e terminou por se converter em "God save the King" , ou "God save de the Queen", o atual hino britânico e de outros territórios de Commonwealth.

0 comentários:

Postar um comentário