Existe um hormônio contra a obesidade?

Chama-se irisin, encontra-se nos músculos e atua sobre as células do tecido adiposo, segundo publicam cientistas do Instituto do Câncer Dana Farber (EUA) no último número da revista Nature. è produzido de forma natural quando fazemos exercício físicos regulares durante várias semanas, motivo pelo qual seu incremento poderia ser responsável por parte dos benefícios do esporte para a saúde. Ademais, o aumento de sua concentração traduz-se em uma maior gasto energético total. Inclusive poderia aumentar a expectativa de vida, segundo sugerem experimentos com roedores.

Durante os experimentos, os especialistas colocaram os ratos para correr em uma roda durante três semanas e observaram que a concentração deste hormônio em seu sangue subiu até 65%. Os cientistas detectaram os mesmos efeitos em várias amostras de músculo em humanos, antes e após dez semanas de treinamento físico supervisionado.

- "É emocionante encontrar uma substância natural ligada ao exercício com um potencial terapêutico tão evidente", afirma Pontus Bostroöm, coautor do trabalho. De fato, os pesquisadores esperam que no futuro seja possível criar um produto a partir deste hormônio -chamado irisin em honra a Íris, a mensageira dos deuses gregos- para o tratamento da diabetes e da obesidade, bem como para combater o câncer.

0 comentários:

Postar um comentário