Confirmam dois novos grupos sanguíneos

Devo confessar que estou ainda meio aturdido com esta novidade: aos grupos 0, A, B e AB que já conhecemos, agora parece que deveremos acrescentar dois grupos sangüíneos novos: L e J, isto é, Langereis e Junior. Até agora desconhecidos, pois não tinham detectado ainda as proteínas das células sanguíneas que os identificam.

A novidade foi confirmada por um grupo internacional de pesquisadores, cujos resultados foram publicados na revista Nature Genetics, onde confirmam que L e J são muito freqüentes no leste da Ásia, tal e qual assinala Bryan Ballif, da Universidade de Vermont (EUA):

- "Estima-se que mais de 50.000 japoneses tenham sangue Junior negativo, e isto pode causar problemas de incompatibilidade do feto com a mãe, ou à hora de realizar transfusões sanguíneas".

Esta descoberta terá numerosas aplicações médicas, não só no âmbito das transfusões ou dos transplantes de órgãos, senão que também no desenvolvimento de terapias contra o câncer: as novas moléculas estão associadas com o desenvolvimento de resistências aos fármacos contra o câncer, o que permitirá melhorar a eficácia dos tratamentos.

Muitas pessoas poderiam ter algum destes dois tipos de sangue, Langereis ou Junior positivo ou negativo, sem sabê-lo. Isso poderia implicar na diferença entre a vida e a morte que pode ser agora identificado com um simples exame.

0 comentários:

Postar um comentário