Pássaro negro totalmente branco é fotografado.

O que há de incomum com este pássaro que tem atraído tantos observadores de aves a um parque em Nottinghamshire, na Inglaterra?

Esse melro é leucístico, ou seja, ele tem uma mutação genética que impede que certos pigmentos sejam depositados normalmente em suas penas.

O resultado disso normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação.

E para um pássaro cujo nome em inglês é “blackbird” (“pássaro negro”), ser branco está realmente chamando a atenção.

Aves mais leucísticas geralmente têm alguns pontos ou manchas de coloração em suas penas que vêm de outros pigmentos, por isso, por ser totalmente branco, este é um espécime particularmente incomum.

Segundo os observadores, a cada ano, o pássaro tem trocado suas penas pretas por penas brancas.

Os guardas florestais do parque tiraram essa foto do melro, sem penas pigmentadas visíveis, no verão de 2011.

Pássaros leucísticos são frequentemente vulneráveis a predadores, por causa de sua plumagem branca brilhante. Sendo assim, as pessoas que cuidam do parque estão pedindo aos observadores de aves que fiquem de olho neste melro incomum.

O melro tende a aparecer nos meses mais quentes, portanto, por ser inverno agora na Inglaterra, os gestores do parque não o tem visto há alguns meses.

0 comentários:

Postar um comentário