As cenouras que derrotaram Hitler.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o piloto britânico John Cunningham se tornou famoso por sua especial habilidade durante as batalhas aéreas noturnas. Ele derrubou nada mais nada menos que 20 aviões alemães. Deles, 19 a noite. Acontecia que desde setembro de 1940 até maio de 1941 a Luftwaffe estava realizando um intenso e contínuo bombardeio de diversas cidades do Reino Unido, fundamentalmente Londres, que ficou denominado como "Blitz".

Grupos de pilotos da Força Aérea britânica (RAF) operavam durante o dia, tratando de derrubar os bombardeiros alemães que literalmente arrasavam o país, dada a debilidade das defesas antiaéreas. De noite, era o grupo do capitão John Cunningham que acossava as formações de bombardeiros da Luftwaffe.

Cunningham, noite após noite, ia anotando os acertos em suas missões noturnas, até chegar aos 19, acumulando também numerosas condecorações por suas arriscadas missões e manobras. Famoso como uma estrela de cinema, recebeu o apelido de "Cat Eyes" ("Olhos de gato") por sua excepcional habilidade na batalha noturna.

Diziam que tal habilidade foi conseguida graças a uma dieta especial de cenouras à que tanto ele como seu grupo de pilotos haviam sido submetidos durante vários anos, conseguindo assim desenvolver nos pilotos uma visão noturna superior.

A campanha publicitária foi espetacular: "Todos devemos comer cenouras! Melhoram a visão noturna! Assim como nossos pilotos heróis!". As crianças decoravam as paredes dos quartos com imagens de pilotos e seus aviões. Os pais semeavam seus jardins com cenouras.

Mas essa era a explicação oficial, a verdade era bem outra...
A romântica explicação de seu sucesso mascarava outra realidade bem diferente. Na realidade os cientistas britânicos tinham desenvolvido em segredo um sofisticado sistema de radar denominado "AI" (Airborne Interception) instalado pela primeira vez nos aviões e que, com a ajuda dos radares de terra, guiavam os caças noturnos até seus objetivos, os bombardeiros alemães.

Evidentemente, o Ministério de Propaganda britânico queria manter em segredo suas pesquisas e progressos com o radar, e para isso inventou essa fantástica explicação das cenouras e da visão noturna.

O engano também ajudou o Ministério da Agricultura britânico, através do aumento do consumo de hortaliças, especialmente cenouras, nos difíceis momentos do racionamento e escassez causados pela guerra, sobretudo ante as queixas pela falta de suficiente carne e outros alimentos racionados.
Que melhor maneira de animar as crianças a comer cenouras que lhes dizer que era o alimento escolhido pelos heróis?

Foram o arrojo e o valor de pilotos como John "Olhos de gato" Cunningham (considerado como o primeiro piloto a derrubar um avião inimigo usando o radar), o desenvolvimento do radar e devido a isso a precisão das defesas antiaéreas, bem como a iminente invasão da URSS por Hitler -requerendo o translado de sua força aérea para a frente do Leste-, as causas que obrigaram o cancelamento da Blitz em maio de 1941.

Hitler fracassou em seu objetivo de vencer o Reino Unido ou ao menos de invadi-lo. Mas não foi por causa das cenouras que comiam os pilotos da RAF.

0 comentários:

Postar um comentário