Cientistas conseguem ‘ler’ sonhos em estudo alemão

Cientistas alemães descobriram que os sonhos ativam as mesmas áreas do cérebro que usamos quando estamos acordados. O achado pode levar, no futuro, a técnicas de “leitura” dos sonhos -- ou seja, ao ver que áreas do cérebro estão sendo acionadas, os médicos vão poder saber com o quê você está sonhando.
Os resultados foram apresentados na edição desta semana da revista científica Current Biology.
A equipe do Instituto Max Planck de Psiquiatria analisou o cérebro de pessoas conhecidas como “sonhadoras lúcidas” – aquelas que são capazes de reconhecer que estão sonhando e controlar o que acontece no sonho.
Segundo os cientistas, cerca de 50% das pessoas é capaz de fazer isso, mas nem todas conseguem todas as vezes. No entanto, é possível treiná-las para que isso se torne mais fácil.
De acordo com os pesquisadores, a grande dificuldade de estudar o conteúdo dos sonhos é o fato de que eles são incontroláveis para a maioria das pessoas. Não dá para saber o que vai acontecer no seu sonho antes de ele começar. Os “sonhadores lúcidos” no entanto conseguem fazer isso – o que permite que os cientistas tenham uma base para “tradução” dos sonhos de outras pessoas.
A pesquisa mostrou, por exemplo, que a área do cérebro que controla a coordenação motora é acionada quando os voluntários sonhavam que mexiam as mãos.

0 comentários:

Postar um comentário