Jazz
O Jazz surgiu no início do século XX nos Estados Unidos. Na época os negros recém-libertos de New Orleans encontravam na música uma forma de ficarem próximos de sua história. O Jazz nasceu de uma derivação do Blues, caracterizado por seu ritmo choroso, com o Ragtime, uma linha mais harmoniosa. O jazz consiste, basicamente, em uma improvisação instrumental realizada em cima de uma base melódica, ou seja, os músicos criam novos acordes em cima de um conjunto de acordes pré-definidos. A partir deste conceito o Jazz se dividiu em diversas vertentes.

Swing
O Swing foi um ritmo muito apreciado da dos anos 20 até o final da Segunda Guerra Mundial. A época que vai de 1938 a 1943 ficou conhecida como a era do Swing. As principais características desse estilo são o caráter dançante das composições e o tamanho das bandas, que normalmente contavam com vários músicos. O Swing ficou conhecido como a parte popular do Jazz.

Bebop
O Bebop surgiu logo depois do Swing e seguia uma linha completamente contrária. O Bebop tinha como grandes características as bandas com poucos músicos, normalmente dois ou três, e as seqüências rítmicas complexas, com amplo uso de notas dissonantes. Esse estilo não tem muita aceitação até hoje entre o grande público por possuir uma estrutura muito complexa. O nome Bebop veio da onomatopéia criada pelos jazzistas ao imitarem as seqüências frenéticas tiradas de seus instrumentos.

Cool Jazz
Este estilo começou a ser praticado em 1949 em resposta aos ágeis acordes do Bebop. O Cool era mais calmo, quase comparável ao Blues. Recebeu esse nome por ser considerado uma parte menos emotiva do Jazz, cool seria uma alusão a frio.

Free Jazz
O Free Jazz surgiu na década de 60 de carona no movimento vanguardista da época. O estilo é caracterizado pela improvisação, que neste caso é levada ao extremo. No Free Jazz os músicos não seguem nenhuma linha nem temas, eles partem de alguns acordes combinados previamente e a partir daí cada músico cria o que bem entender.

Fusion
O estilo de Jazz Fusion nasceu da mistura do jazz com o Rock iniciada nos anos 70. Mais tarde a mistura passou a ser chamada apenas de fusion. O estilo aproximou o jazz com a linguagem da época e tornou o estilo menos complicado para a população. Para fazer o fusion o Jazz teve que colocar de lado instrumentos acústicos para valer-se da força dos instrumentos elétricos. A complexidade rítmica também é deixada de lado.

0 comentários:

Postar um comentário