Listras do creme dental

Porque as diferentes cores de um creme dental com listras não se misturam? Vamos voltar à história até o momento de encher o tubo, utilizando uma pasta de dente constituída por uma base branca e quatro listras, sendo duas azuis e duas verdes.

Primeiro, um robô coloca tubos vazios em suportes giratórios. Depois os cremes descem por tubulações separadas: creme verde, creme azul e creme branco. Então um sensor acusa a presença do tubo, e prepara o bico para o enchimento. Os bicos de enchimento entram nos tubos pelo fundo, até alcançarem a região da tampa. Ao subir, cada bico enche o tubo com todas as cores ao mesmo tempo. Depois de cheio o fundo do tubo é prensado e aquecido, e o plástico derrete e forma-se uma espécie de solda. Na seqüência, informações de lote e data são impressos na área soldada.

Devido ao estado semi-sólido do creme, viscosidade das bases, falta de espaço para homogeneização e principalmente o equilíbrio da fórmula, uma cor não invade o espaço da outra.

Sendo assim, o tubo fechado pode ser dobrado e amassado que a massa interna de creme acompanhará sem que as cores se misturem (não vá tentar trucidar o tubo também).

0 comentários:

Postar um comentário