Por que a pele enruga após um banho???

Que um longo banho - pode ser de piscina, banheira, mar ou até mesmo de chuveiro - é relaxante e muito agradável todo mundo sabe, agora por que a pele das nossas mãos e pés fica enrugada? Descubra o motivo.

A epiderme - camada externa da pele - dos dedos é composta por uma proteína - a queratina - que forma uma barreira protetora limitada contra umidade, bactérias e corpos estranhos.

O contato prolongado com a água, porém, faz com que as células da epiderme acabem absorvendo água e inchando. Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.

"A água do banho 'encharca' as células que não conseguem absorver todo o volume liquido, então o efeito visual na epiderme é de ficar murcha", diz a dermatologista Jaqueline Machry.

Para Jaqueline, outra coisa importante é a temperatura da água do banho. "Quanto mais quente maior é esse efeito e ainda vai causar um ressecamento na pele, o que aumenta ainda mais a impressão de pele enrugada e até de envelhecida", completa a dermatologista.

De acordo com Jaqueline, essa aparência "enrugada" acontece nas mãos e pés por serem extremidades, lugares em que se concentram ainda mais umidade.

Felizmente, após nos enxugarmos completamente, a água retina nas células da pele se evapora e as células voltam à forma e tamanho normais.

0 comentários:

Postar um comentário