Comprimidos de mais de dois mil anos são encontradas em naufrágio

No ano 30 a.C., um navio que havia partido da Grécia com medicamentos e objetos de vidro sírios naufragava na costa da Toscana, na Itália. Sua carga foi encontrada há cerca de 20 anos, em 1989, e os comprimidos trazidos no navio estavam intactos. Agora, pela primeira vez, os comprimidos foram examinados por arqueólogos botânicos.

Segundo as análises de DNA, cada comprimido tem uma mistura de mais de 10 extratos de plantas diferentes. Dentre os extrados identificados estão cenoura, rabanete, salsão, cebola selvagem, carvalho, repolho, alfafa e milefólio, além de hibiscus, provavelmente importado do leste asiático.

As observações também indicam a presença de girassol, que até então não havia existência comprovada antes do ano 1.400. Se confirmada a suspeita, botânicos terão de revisar a história tradicional da planta e sua difusão.

Para Alan Touwaide, do Museu Nacional de História Nacional do Instituto Smithsonian, a descoberta é uma oportunidade de documentar as medidas exatas usadas pelos médicos daquela época e, quem sabe, abrir novos caminhos no campo dos estudos farmacológicos.

0 comentários:

Postar um comentário