Novidades no google

No evento Inside Search hoje o Google apresentou algumas novidades do seu buscador, que começam a ser lançadas no google.com em inglês. Depois de um tempo elas devem aparecer em outros idiomas também.

Basicamente as três principais novidades são: busca por voz no desktop; busca de imagens usando imagens (similar ao Goggles no smartphone); e Instant Pages, um pré-carregamento do primeiro resultado da busca.

A busca por voz é popular nos smartphones com telas de toque, onde digitar no meio da rua não é fácil. Mesmo nos que têm teclados físicos completos a coisa pode ficar complicada, já que é difícil operá-los com uma única mão (diferente do estilo do clássico Nokia E71, por exemplo). Falar, então, é a melhor saída. Agora esse recurso está sendo aplicado no Google tradicional, para desktops.

Aos poucos um botão com um microfone aparecerá no campo de busca, permitindo falar no desktop mesmo. Ela aproveita a API de voz do Chrome.

A busca por voz será liberada aos poucos para os usuários do Google em inglês, mas apenas no Chrome 11 ou superior. Para outros navegadores deve demorar, basicamente até adotarem a Speech API do HTML 5.

O outro recurso interessante permite buscar por imagens usando... imagens! De fotos salvas no computador a disponíveis na web, será possível encontrar imagens similares ou com o mesmo assunto. O objetivo não é bem o mesmo de sites como TinEye ou GazoPa, que procuravam imagens bem parecidas (ou iguais, maiores, etc). Com o do Google além de imagens parecidas a ideia do serviço é facilitar a busca do objeto da foto. Pode ser um prédio, um local, um animal... Mais ou menos como o Goggles.

Arrastar uma imagem para o buscador nem sempre é tão prático, mas há uma saída melhor: por meio de uma extensão para Chrome ou Firefox fica fácil pesquisar imagens da web clicando numa imagem qualquer com o botão direito. Essas extensões só funcionarão bem caso a novidade já esteja ativa para você. Como a implantação é gradual, pode demorar um pouco.

Além disso a pesquisa instantânea será aplicada na busca de imagens também nos próximos meses, onde o Google Instant já for suportado.

Um outro recurso para melhorar o tempo de carregamento ao fazer uma busca é o pré-carregamento do primeiro resultado de busca no Chrome.
Isso será aplicado quando o algoritmo do Google detectar que o resultado mais provável de receber clique for realmente o primeiro, então não são todas as consultas que ativarão o pré-carregamento.

0 comentários:

Postar um comentário