PCI Express via cabo poderá atingir até 32Gbps em 2013

O PCI Special Interest Group trabalha num padrão PCI com cabo para competir - e ir além - com o Thunderbolt, conexão famosa pela parceira entre a Intel e Apple. As informações disponíveis por enquanto são superficiais, daqui alguns dias deveremos ter algo mais concreto. O sistema está sendo divulgado na conferência anual de desenvolvedores da PCI SIG.

Basicamente a especificação permitirá alcançar uma velocidade de transferência de até 32 Gbps (4 GB/s). A princípio, com base no PCI Express 3.0, o sistema usará cabos. Mas com as velocidades do PCI Express 4.0 no futuro poderá adotar fibra óptica.

A coisa fica interessante pois além de ser bem mais rápido do que o Thunderbolt com seus 10 Gb/s, será mais aberto e provavelmente mais barato para licenciamento. Se for assim mesmo, terá mais chances de se popularizar como conexão cabeada ultra-rápida de curta distância.
Pelo lado negativo, as divulgações iniciais indicam que o sistema cabeado poderá fornecer alimentação de apenas cerca de 20W, insuficiente para alimentar dispositivos como placas de vídeo (já pensou, placas de vídeo potentes com PCI portátil?). O uso será mais para dispositivos de armazenamento mesmo, como SSDs, pendrives, câmeras, etc.

Segundo algumas divulgações não oficiais, a forma final dos cabos será mais elegante do que no Thunderbolt, permitindo conectar aparelhos mais finos (tablets, smartphones?).

Daqui alguns meses devem aparecer os primeiros relatórios iniciais, mas a tecnologia não deve chegar aos consumidores finais antes da metade de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário